QUANTO MAIS FORTE O GOVERNO, MAIS DEVE SER O TCE

Gestão de Olavo foi rígida e atuante no TCE-PI (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Após os conselheiros elegerem Abelardo Vilanova como novo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) nesta segunda-feira (29) para o próximo biênio, o atual presidente Olavo Rebelo disse que o órgão precisa continuar firme na fiscalização da gestão pública. Segundo ele, quanto mais forte for o poder político, mais ainda deve ser a força do TCE.

A afirmação foi feita após Olavo ser questionado sobre a esmagadora maioria que o governo do estado construiu na Assembleia, reduzindo ainda mais a oposição ao governo de Wellington Dias (PT). Ao longo da gestão de Olavo no TCE, o governo por muitas vezes se viu incomodado. Em vários casos, a Corte foi rígida no cumprimento do seu dever constitucional de fiscalizar, algo que o governador ainda não tinha enfrentado nas suas primeiras gestões.

"O tribunal, como disse nosso presidente recém eleito Abelardo Pio Vilanova, deve continuar na mesma trilha, fiscalizando, fazendo suas auditorias e quanto mais forte é o poder político, muito mais o poder de fiscalização deve atuar para coibir aquilo que por ventura não estiver sendo feito a contento ou ao arrepio da lei", avisou o atual presidente.

Firmeza do presidente incomodou governo (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Olavo fica no cargo até dezembro e em janeiro passa para Abelardo, eleito por unanimidade nesta segunda. Durante a gestão dele, muitos casos polêmicos foram questionados pela Corte, o que causou insatisfação no governo. No meio político e entre os técnicos do Tribunal, a gestão de Olavo foi vista como uma das mais firmes e independentes até aqui.

Comente aqui