PREFEITA QUER SÃO RAIMUNDO COM ICMS ECOLÓGICO

Carmelita e traça planejamento com equipe (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

A prefeita de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro (Progressistas), quer colocar o município no seleto grupo que possui o selo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, o ICMS Ecológico. Os municípios com esse reconhecimento obtêm mais vantagens na distribuição de recursos arrecadados pelos Estados, mediante o atendimento de critérios ambientais.

Para traçar o planejamento visando alcançar esse objetivo, Carmelita se reuniu nesta terça-feira (20) com a consultora ambiental e hospitalar Márcia Loiola. O encontro teve a participação do presidente da Câmara Municipal, vereador Eumadeus Pereira (PT), dos secretários municipais do Meio Ambiente, da Educação, da Saúde e da Agricultura e da advogada Luana Castro.

Para que o município possa receber o ICMS Ecológico, é necessário atender a exigências como dispor em seu Plano Diretor Municipal de políticas e ações ambientais, possuir uma Secretaria do Meio Ambiente e preservar biomas e unidades de conservação. Para isso, é necessária a adoção de restrições para coibir práticas que possam agredir a natureza, promover ações de educação ambiental e adotar uma destinação correta dos resíduos sólidos.

Prefeita Carmelita se reuniu com gestores (Foto: Divulgação/Assessoria)

A ambientalista Márcia Loiola explica que, para alcançar a meta de tornar São Raimundo um município de ICMS Ecológico, é preciso um trabalho conjunto das pastas que compõem a administração municipal. “ICMS ecológico se trabalha com cooperação e companheirismo. Não tem como nenhuma secretaria trabalhar isolada, senão tudo vai por água abaixo”, falou.

A prefeita Carmelita Castro destacou os benefícios que o selo de ICMS Ecológico trará para a cidade, conhecida mundialmente pelo Parque Nacional da Serra da Capivara, uma das principais unidades de conservação do Brasil. “Além de preservar o meio ambiente, possibilita ao município o acesso à parcelas maiores que àquelas que ele já tem direito. Então são mais recursos para beneficiar a população”, disse a gestora.

Com informações da Assessoria

Comente aqui