PREFEITA DIZ QUE BUROCRACIA IMPEDE CONSTRUÇÃO DE ADUTORA

Gestora alegou dificuldades burocráticas (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

A prefeita de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro (PP), disse ao Política Dinâmica esta semana que a burocracia tem sido o motivo de uma adutora de engate rápido nunca ter saído do papel no município. Segundo ela, o dinheiro da obra está assegurado no Ministério da Integração Nacional, mas devido às dificuldades burocráticas ainda não foi liberado.

"Já falaram que essa adutora tinha sido feita e que o dinheiro dela tinha sido usado na campanha. Mas precisa-se buscar a informação correta para se passar. O dinheiro continua lá no Ministério da Integração, o deputado Hélio Isaías [secretário estadual de Defesa Civil e marido da prefeita] foi à Fortaleza, viu isso e está tudo no ponto. Mas por causa da burocracia em si, da maneira do governo federal, é que ainda não deu para fazer", justificou a gestora.

O município de São Raimundo Nonato convive há vários anos com sérios problemas de abastecimento d’água tanto na zona rural quanto na zona urbana. Moradores reclamam o tempo todo da irregularidade no fornecimento e até mesmo da qualidade ruim da água que é distribuída para a população. A adutora de engate rápido seria uma solução, pois reforçaria o abastecimento funcionando paralelamente a uma outra adutora já existente no município.

As obras, quando de fato iniciarem, serão executadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), órgão presidido pelo piauiense Avelino Neiva. Apesar de alegar dificuldades por conta da burocracia, Carmelita afirma que tão logo o dinheiro seja liberado, a obra vai ser executada de forma bastante rápida.

“Na hora que for liberado, só serão 45 dias. É por isso que ela é chamada de adutora de engate rápido, pois são só 45 dias de execução da obra. O problema é só a burocracia. O projeto já está aprovado e não sei dizer qual seria exatamente essa burocracia. Em Brasília tivemos mudança de presidente, mudança das pessoas que estavam nos órgãos e isso tudo atrapalha. Mas com fé em Deus ela vai sair”, disse a prefeita.

Perfuração de poços em São Raimundo Nonato (Foto: Divulgação/Prefeitura)

POÇOS
A prefeita também falou sobre as dificuldades de abastecimento na zona rural do município e disse que tem cavado poços para amenizar o drama dos moradores. 

"A gente vai buscando uma maneira de pelo menos amenizar essa situação. Nesses 10 meses de mandato já abrimos mais de 30 poços artesianos. Uma coisa inédita, nunca tinham sido abertos tantos poços. E são poços que deram água. Estamos equipando devagar, pois isso demanda recursos, mas à medida que vai dando nós vamos pegando as regiões mais castigadas e equipando esses poços. Não é água para consumo humano, pois não serve para beber, mas serve para suprir outras necessidades", falou.

O abastecimento para consumo humano na zona rural segue sendo feito por carros-pipa.

Comente aqui