PREFEITA DE VALENÇA É ABSOLVIDA NO TRE-PI

Gestora foi absolvida por unanimidade (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) absolveu nesta segunda-feira (24), por 6 votos a 0, a prefeita de Valença do Piauí, Ceiça Dias (PTC). Ela era acusada pela quarta colocada na disputa de ter se beneficiado da pintura de prédios públicos na cor verde, a mesma cor que caracterizava a sua campanha em 2016. O entendimento da Corte contrariou a posição do Ministério Público Eleitoral, que havia opinado pela cassação da prefeita.

A acusação sustentou que houve crime eleitoral grave pelo fato do ex-prefeito, que apoiou a candidatura de Ceiça Dias em 2016, ter pintado prédios públicos do município nas cores da campanha dela e ainda ter distribuído kits para gestantes também com a mesma cor. Na visão dos adversários de Ceiça, o uso das mesmas cores por parte do poder público demonstrou claro interesse em beneficiar a campanha da candidata eleita.

Após o julgamento, Ceiça Dias comemorou a absolvição e disse que a ação é fruto do inconformismo de quem perdeu as eleições no município. Ainda conforme a prefeita, o verde está presente na bandeira do município de Valença e por isso não havia crime no fato dos órgãos públicos serem pintados com essa cor, mesmo que fosse a mesma da sua campanha.

“Em nenhum momento a cor verde nos proporcionou alguma vantagem e não incentivou nenhum eleitor a votar, porque o voto é espontâneo, ele não é sugerido através de cores. É um inconformismo grandioso [da candidata derrotada] porque ficou em quarto lugar. Não sei o motivo de estar querendo me cassar, pois se tivesse ficado pelo menos em segundo lugar. Mas em quarto lugar, com uma diferença de 4 mil votos, eu não entendo”, falou.

Advogado Germano Tavares fez a defesa da prefeita (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica)

Ceiça se disse aliviada com o resultado e conta que agora vai poder tocar a gestão com mais tranquilidade, visto que o risco de ter o mandato cassado foi afastado. “Era só uma questão política de estar perseguindo e não querer deixar que a cidade cresça e se desenvolva. A partir de agora vamos poder trabalhar com mais confiança, com garra e mais determinação”, disse.

ACUSAÇÃO VAI RECORRER
O advogado da coligação “Nossa União é com o povo”, Luis Francivando Rosa, lamentou o entendimento dos juízes do TRE-PI e disse ao Política Dinâmica que vai recorrer da decisão. Ele criticou o fato de ter sido proibido pelo relator do processo, juiz Antônio Lopes, de exibir vídeos durante o julgamento com imagens de provas coletadas.

Comente aqui