OPOSIÇÃO QUESTIONA ASSINATURA DE PRÉ-CONTRATO

Gustavo Neiva quer cópia do documento (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O líder da oposição na Assembleia Legislativa do Piauí, deputado estadual Gustavo Neiva (PSB), questiona a assinatura de um pré-contrato entre o Governo do Piauí e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). O pré-contrato de 200 milhões de euros foi assinado pelo governador Wellington Dias (PT) na terça-feira (19). Para a oposição, o ato foi ilegal.

Gustavo Neiva argumenta que o governador não poderia assinar pré-contrato de operação de crédito sem autorização da Assembleia. Na visão dele, trata-se de uma tentativa infeliz de Wellington de mostrar algum tipo de resultado das suas constantes viagens internacionais, já que elas têm sido muito criticadas. Para Neiva, o ato é fake news para enganar a população.

"O governador não pode estar assinando contrato ou pré-contrato de empréstimo sem autorização legislativa. Não passou por esta casa, não tramitou nesta casa nenhum pedido de empréstimo junto à Agência Francesa de Desenvolvimento. Como ele já está assinando pré-contrato? O pré-contrato é a sinalização do contrato. Então como ele vai assinar se ele não sabe nem se a Assembleia vai aprovar? Só se ele já estiver considerando a Assembleia um puxadinho do Palácio de Karnak. Isso é um menosprezo com a Assembleia", falou.

Wellington assinou pré-contrato na França (Foto: Divulgação/Governo do Estado)

Para o deputado, o petista sentiu a reação da sociedade diante de tantas viagens ao exterior. Em menos de 11 meses do quarto mandato, essa já é a quinta viagem de Wellington ao exterior. "Ele sentiu que a sociedade está repudiando essa quantidade enorme de viagens sem nenhum fruto concreto e procurou logo dar uma satisfação dessa viagem sinalizando um contrato de empréstimo com a AFD sem sequer consultar a Assembleia", disse.

OPOSIÇÃO QUER O DOCUMENTO

Gustavo Neiva apresentou nesta quinta-feira (21) requerimento pedindo uma cópia do documento assinado por Wellington Dias com a Agência Francesa de Desenvolvimento.

Comente aqui