OPOSIÇÃO QUER CONVOCAR HELDER JACOBINA

Helder Jacobina, secretário de Educação do PI (Foto: Marcos Melo/PoliticaDinamica.com)

O deputado estadual Robert Rios (DEM) apresentou nesta quinta-feira (9) na Assembleia Legislativa um requerimento pedindo a convocação do secretário de Educação do Piauí, Helder Jacobina. A oposição quer que ele dê explicações sobre o esquema criminoso descoberto pela Polícia Federal, através da operação Topique, que investiga um desvio de R$ 119 milhões do transporte escolar. O esquema, segundo a PF, também envolve prefeituras.

"Apresentei um requerimento aqui pedindo a convocação do secretário de Educação para que ele explique a operação Topique da Polícia Federal. É uma operação que, pela sua grandeza, envolvendo 178 pessoas, que resultou em 40 mandados de busca e apreensão e 23 prisões, o secretário tem muito o que falar. Ele não pode simplesmente correr da imprensa porque ele deve satisfação ao povo do Piauí. Ele é um agente público e como agente público ele tem que dar explicação ao povo do Piauí", falou.

O requerimento deve ser votado na próxima semana. A operação Topique, deflagrada no dia 2, apontou a existência de um esquema criminoso no transporte escolar da rede estadual e em algumas prefeituras. Ao todo, 23 pessoas foram presas, entre elas duas servidoras da Secretaria de Educação (Seduc). Helder Jacobina é um braço direito da deputada federal Rejane Dias (PT), que deixou o comando da Seduc em abril para concorrer à reeleição.

Na última sexta-feira (3), o Política Dinâmica tentou falar com Helder e Rejane durante a convenção que homologou a candidatura do governador Wellington Dias (PT) à reeleição. No entanto, nenhum dos dois quis comentar o assunto quando ouviram o nome Topique.

Comente aqui