OPOSIÇÃO PROMETE SE UNIR EM ÁGUA BRANCA

Da esquerda à direta, o vereador Ivon, o ex-prefeito Zito e Chico da Moto.

A eleição municipal em Água Branca, a 100 km de Teresina, tem pelo menos quatro pré-candidatos a prefeito. São três nomes da oposição e o pré-candidato do grupo do atual prefeito Jonas Moura (PSD), presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM).

Embora tenha três nomes postos, a intenção da oposição é se unir em torno de um único candidato para derrotar o esquema político de Jonas Moura. Pela ala oposicionista os nomes são o do ex-prefeito Zito, o do jovem vereador Ivon Lendl e o do ex-vereador Chico da Moto. Na situação, o pré-candidato é Júnior Ribeiro, sobrinho do prefeito Jonas.

No grupo oposicionista existe o consenso de que o nome que estiver melhor colocado até meados de março ou abril deve ser o candidato. O ex-prefeito Zito não vinha demonstrando tanto interesse na disputa, mas se animou com o bom desempenho em pesquisas internas.

Júnior Ribeiro, atual secretário de Finanças e sobrinho do prefeito Jonas, é o pré-candidato da situação (Foto: Reprodução/Facebook/Jonas)

O clima de disputa já está tomando conta da cidade. Esta semana, uma moradora relatou nas redes sociais que o marido foi dispensando de um emprego de vigilante na prefeitura pelo fato do casal ter ido a um evento na casa de um adversário político do prefeito.

GRUPO ARTICULADO

Se Jonas Moura tem bom trânsito no meio político piauiense por ser presidente da APPM, setores da oposição a ele em Água Branca também têm. O vereador Ivon Lendl (MDB), um dos pré-candidatos a prefeito, é muito próximo à cúpula do MDB estadual.

Filho da ex-prefeita Luzia Sales, Ivon é presidente estadual da Juventude do MDB e foi presidente da Câmara Municipal no primeiro biênio da atual legislatura, quando era aliado de Jonas. O vereador é muito ligado ao senador Marcelo Castro, presidente estadual do MDB.

O jovem vereador Ivon Lendl, do MDB (Foto: Reprodução/Facebook Ivon Lendl)

Ivon também é defensor da união das forças de oposição em torno de um único nome. Conforme apurou o Política Dinâmica com lideranças oposicionistas em Água Branca, o nome mais forte hoje na ala da oposição é o do ex-prefeito Zito.

Comente aqui