Coluna Gustavo Almeida Política Dinâmica
OPOSIÇÃO PROMETE SE UNIR EM ÁGUA BRANCA

EMBORA TENHA TRÊS PRÉ-CANDIDATOS, ALA OPOSICIONISTA DEVE ENTRAR EM CONSENSO PARA TENTAR DERROTAR GRUPO DO ATUAL PREFEITO JONAS MOURA

21/02/2020 11:33 - Atualizado em 21/02/2020 11:53

Da esquerda à direta, o vereador Ivon, o ex-prefeito Zito e Chico da Moto.

A eleição municipal em Água Branca, a 100 km de Teresina, tem pelo menos quatro pré-candidatos a prefeito. São três nomes da oposição e o pré-candidato do grupo do atual prefeito Jonas Moura (PSD), presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM).

Embora tenha três nomes postos, a intenção da oposição é se unir em torno de um único candidato para derrotar o esquema político de Jonas Moura. Pela ala oposicionista os nomes são o do ex-prefeito Zito, o do jovem vereador Ivon Lendl e o do ex-vereador Chico da Moto. Na situação, o pré-candidato é Júnior Ribeiro, sobrinho do prefeito Jonas.

No grupo oposicionista existe o consenso de que o nome que estiver melhor colocado até meados de março ou abril deve ser o candidato. O ex-prefeito Zito não vinha demonstrando tanto interesse na disputa, mas se animou com o bom desempenho em pesquisas internas.

Júnior Ribeiro, atual secretário de Finanças e sobrinho do prefeito Jonas, é o pré-candidato da situação (Foto: Reprodução/Facebook/Jonas)

O clima de disputa já está tomando conta da cidade. Esta semana, uma moradora relatou nas redes sociais que o marido foi dispensando de um emprego de vigilante na prefeitura pelo fato do casal ter ido a um evento na casa de um adversário político do prefeito.

GRUPO ARTICULADO

Se Jonas Moura tem bom trânsito no meio político piauiense por ser presidente da APPM, setores da oposição a ele em Água Branca também têm. O vereador Ivon Lendl (MDB), um dos pré-candidatos a prefeito, é muito próximo à cúpula do MDB estadual.

Filho da ex-prefeita Luzia Sales, Ivon é presidente estadual da Juventude do MDB e foi presidente da Câmara Municipal no primeiro biênio da atual legislatura, quando era aliado de Jonas. O vereador é muito ligado ao senador Marcelo Castro, presidente estadual do MDB.

O jovem vereador Ivon Lendl, do MDB (Foto: Reprodução/Facebook Ivon Lendl)

Ivon também é defensor da união das forças de oposição em torno de um único nome. Conforme apurou o Política Dinâmica com lideranças oposicionistas em Água Branca, o nome mais forte hoje na ala da oposição é o do ex-prefeito Zito.

Notícias relacionadas
PREFEITURA DE DOM INOCÊNCIO ANUNCIA LOCKDOWN PARCIAL
PREFEITURA DE DOM INOCÊNCIO ANUNCIA LOCKDOWN PARCIAL
PROFISSIONAIS DE SAÚDE AMEAÇAM ENTREGAR CARGOS EM FLORIANO
PROFISSIONAIS DE SAÚDE AMEAÇAM ENTREGAR CARGOS EM FLORIANO
CONVENÇÕES VIRTUAIS: SEM FESTA NO INTERIOR
CONVENÇÕES VIRTUAIS: SEM FESTA NO INTERIOR
PREFEITO REDUZ SALÁRIO DE PROFESSORES CONTRATADOS EM 35%
PREFEITO REDUZ SALÁRIO DE PROFESSORES CONTRATADOS EM 35%