O PREFEITO RECORDISTA DO PIAUÍ

O prefeito de Itaueira, Quirino Avelino (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Quirino de Alencar Avelino. Este é o nome do prefeito com o maior número de mandatos exercidos, via eleições diretas, na história do Piauí. Atualmente, exerce o sexto mandato de chefe do Executivo Municipal na pequena Itaueira, cidade distante 344 km ao sul de Teresina

Quando Quirino Avelino se elegeu prefeito pela primeira vez, em 1972, a Seleção Brasileira de Futebol tinha se tornado tricampeã mundial. Passados 46 anos, o time canarinho ainda luta para conquistar o hexa, feito que Quirino alcançou em 2016, quando se elegeu pela sexta vez ao derrotar com folga o seu oponente. Ele foi eleito em 1972, 1992, 2000, 2004, 2012 e 2016.

Na época em que assumiu a prefeitura de Itaueira para seu primeiro mandato, a ponte Rio-Niterói não tinha sido inaugurada, o estado da Guanabara ainda existia, Pablo Picasso era vivo e a escritora Rachel de Queiroz sequer tinha chegado à Academia Brasileira de Letras.

Quem nasceu em Itaueira há quase meio século, já tinha Quirino como prefeito. Pra variar, antes disso ele ainda foi vereador no município. Diante de tamanha hegemonia, existe até os que brincam dizendo que Itaueira também pode ser chamada de "Quirinópolis do Piauí".

Aos 77 anos, Quirino segue forte na política local. Em 2020 não vai disputar a reeleição, pois está no segundo mandato consecutivo. Mesmo assim, nesses tempos em que tanto se fala de renovação, não é bom pronunciar essa palavra pelas bandas de Itaueira. Evite confusão!

Leia também:
Assembleia Hereditária do Piauí

Comente aqui