Coluna Gustavo Almeida Política Dinâmica
O PODER DA IRMANDADE

NA REGIÃO NORTE DO PIAUÍ, DEPUTADA ESTADUAL JANAÍNNA MARQUES TENTA AMPLIAR PODER DA FAMÍLIA E QUER ELEGER DOIS IRMÃOS PREFEITOS

10/02/2020 16:43 - Atualizado em 10/02/2020 17:18

Deputada quer eleger irmãos e ampliar poder (Foto: Marcos Melo/PoliticaDinamica.com)

No segundo mandato consecutivo na Assembleia Legislativa do Piauí e no comando da Secretaria de Infraestrura, a deputada estadual Janaínna Marques (PTB) tenta voltar à dar as rédeas na política de Luzilândia, no Norte do Piauí. Perto dali, na pequena Joca Marques, seu grupo é quem controla o poder político desde que o município foi emancipado em 1995. 

Este ano, Janaínna quer retomar o poder na prefeitura de Luzilândia, perdido em 2016, e manter ininterrupta a hegemonia política da família em Joca Marques.

A própria deputada já governou as duas cidades. Foi prefeita de Joca Marques por dois mandatos consecutivos e em seguida prefeita de Luzilândia também por dois mandatos consecutivos. Ao todo, ficou 15 anos seguidos como prefeita e só saiu porque foi cassada em 2011. Naquele ano, a Justiça Eleitoral decidiu acabar com a farra dos prefeitos itinerantes, como eram chamados os gestores que se reelegiam seguidamente em cidades diferentes.

A família de Janaínna tem forte influência política na região há décadas. O nome Joca Marques é uma homenagem ao avô dela, que foi prefeito de Luzilândia. O pai, Edilberto Marques, foi prefeito de Joca Marques e morreu em 2012 quando disputava a reeleição.

Janaínna e os irmãos Fernanda e Betão (Fotos: PoliticaDinamica / Redes Sociais)

UM GRUPO FECHADO

O grupo da deputada é fechado e não dá espaço para quem não é do núcleo familiar. Em Joca Marques, o atual prefeito Edilberto Marques Filho é irmão de Janaínna. A vice-prefeita Fernanda Marques também é irmã da deputada. Um raro caso onde prefeito e vice são irmãos. Foram eleitos em 2016 num massacre ao adversário. Tiveram 75,85% dos votos.

Naquela mesma eleição, Janaínna tentou eleger o marido Alderico Tavares em Luzilândia, mas ele acabou derrotado. A disputa na cidade teve até tiro durante confronto de carreatas.

Janaínna está de olho na ampliação do seu poder (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica)

Em 2020, a deputada vai mudar de estratégia para tentar colocar a família de volta ao poder em Luzilândia e manter o irmão no comando da cidade vizinha. Para isso, planeja lançar a irmã que é vice-prefeita em Joca Marques como candidata a prefeita em Luzilândia. Assim, ela quer botar dois irmãos na prefeitura e ampliar seu poder político na área.

EMPECILHO

Na tentativa de retomar o poder em Luzilândia, Janaínna vai enfrentar um desafeto de peso: Ismar Marques (MDB). O sobrenome denuncia: ele também é da família. Ismar é tio legítimo de Janaínna, irmão do pai dela, mas adversário político número um da deputada. Ele já foi prefeito de Luzilândia duas vezes e deputado estadual por cinco mandatos.

Janaínna já trabalha a pré-campanha da irmã (Foto: Reprodução/Facebook)

Em 2016, Ismar apoiou o atual prefeito Ronaldo Gomes (Solidariedade) contra o marido de Janaínna. Dessa vez, o próprio Ismar vai ser candidato contra o grupo das sobrinhas. 

Na luta contra a possível volta do clã de Janaínna ao poder em Luzilândia, Ismar tem o apoio do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Themístocles Filho (MDB), outro que não se cheira com a turma de Janaínna na região Norte do Piauí

Ismar Marques será candidato a prefeito (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

A disputa na região em 2020 promete ser uma das mais agitadas do Piauí. É esperar para ver.

Notícias relacionadas
MARGARETE CELEBRA ANIVERSÁRIO DO PARQUE SERRA DA CAPIVARA
MARGARETE CELEBRA ANIVERSÁRIO DO PARQUE SERRA DA CAPIVARA
PREFEITURA DE DOM INOCÊNCIO ANUNCIA LOCKDOWN PARCIAL
PREFEITURA DE DOM INOCÊNCIO ANUNCIA LOCKDOWN PARCIAL
PROFISSIONAIS DE SAÚDE AMEAÇAM ENTREGAR CARGOS EM FLORIANO
PROFISSIONAIS DE SAÚDE AMEAÇAM ENTREGAR CARGOS EM FLORIANO
CONVENÇÕES VIRTUAIS: SEM FESTA NO INTERIOR
CONVENÇÕES VIRTUAIS: SEM FESTA NO INTERIOR