O PODER DA IRMANDADE

Deputada quer eleger irmãos e ampliar poder (Foto: Marcos Melo/PoliticaDinamica.com)

No segundo mandato consecutivo na Assembleia Legislativa do Piauí e no comando da Secretaria de Infraestrura, a deputada estadual Janaínna Marques (PTB) tenta voltar à dar as rédeas na política de Luzilândia, no Norte do Piauí. Perto dali, na pequena Joca Marques, seu grupo é quem controla o poder político desde que o município foi emancipado em 1995. 

Este ano, Janaínna quer retomar o poder na prefeitura de Luzilândia, perdido em 2016, e manter ininterrupta a hegemonia política da família em Joca Marques.

A própria deputada já governou as duas cidades. Foi prefeita de Joca Marques por dois mandatos consecutivos e em seguida prefeita de Luzilândia também por dois mandatos consecutivos. Ao todo, ficou 15 anos seguidos como prefeita e só saiu porque foi cassada em 2011. Naquele ano, a Justiça Eleitoral decidiu acabar com a farra dos prefeitos itinerantes, como eram chamados os gestores que se reelegiam seguidamente em cidades diferentes.

A família de Janaínna tem forte influência política na região há décadas. O nome Joca Marques é uma homenagem ao avô dela, que foi prefeito de Luzilândia. O pai, Edilberto Marques, foi prefeito de Joca Marques e morreu em 2012 quando disputava a reeleição.

Janaínna e os irmãos Fernanda e Betão (Fotos: PoliticaDinamica / Redes Sociais)

UM GRUPO FECHADO

O grupo da deputada é fechado e não dá espaço para quem não é do núcleo familiar. Em Joca Marques, o atual prefeito Edilberto Marques Filho é irmão de Janaínna. A vice-prefeita Fernanda Marques também é irmã da deputada. Um raro caso onde prefeito e vice são irmãos. Foram eleitos em 2016 num massacre ao adversário. Tiveram 75,85% dos votos.

Naquela mesma eleição, Janaínna tentou eleger o marido Alderico Tavares em Luzilândia, mas ele acabou derrotado. A disputa na cidade teve até tiro durante confronto de carreatas.

Janaínna está de olho na ampliação do seu poder (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica)

Em 2020, a deputada vai mudar de estratégia para tentar colocar a família de volta ao poder em Luzilândia e manter o irmão no comando da cidade vizinha. Para isso, planeja lançar a irmã que é vice-prefeita em Joca Marques como candidata a prefeita em Luzilândia. Assim, ela quer botar dois irmãos na prefeitura e ampliar seu poder político na área.

EMPECILHO

Na tentativa de retomar o poder em Luzilândia, Janaínna vai enfrentar um desafeto de peso: Ismar Marques (MDB). O sobrenome denuncia: ele também é da família. Ismar é tio legítimo de Janaínna, irmão do pai dela, mas adversário político número um da deputada. Ele já foi prefeito de Luzilândia duas vezes e deputado estadual por cinco mandatos.

Janaínna já trabalha a pré-campanha da irmã (Foto: Reprodução/Facebook)

Em 2016, Ismar apoiou o atual prefeito Ronaldo Gomes (Solidariedade) contra o marido de Janaínna. Dessa vez, o próprio Ismar vai ser candidato contra o grupo das sobrinhas. 

Na luta contra a possível volta do clã de Janaínna ao poder em Luzilândia, Ismar tem o apoio do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Themístocles Filho (MDB), outro que não se cheira com a turma de Janaínna na região Norte do Piauí

Ismar Marques será candidato a prefeito (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

A disputa na região em 2020 promete ser uma das mais agitadas do Piauí. É esperar para ver.

Comente aqui