O DESAFIO É CUMPRIR A CONSTITUIÇÃO

Novo presidente do TRE-PI, Francisco Paes Landim (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica)

O novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE) empossado nesta terça-feira (19), desembargador Francisco Antônio Paes Landim, evitou criar grandes expectativas para o mandato e preferiu dizer que seu grande desafio como gestor do órgão será conduzir a Corte dentro dos objetivos constitucionais. Segundo ele, 2018 será de grande agitação por conta de ser ano eleitoral, mas que a prioridade é sempre cumprir a Constituição.

"O grande desafio será sempre conduzir o TRE-PI dentro dos seus objetivos constitucionais. A eleição [de 2018], com certeza é um grande desafio porque é um período de grande agitação político-eleitoral, o que é legítimo. Mas no período pós-eleitoral o tribunal também tem grandes desafios, como examinar impugnações de mandatos eletivos e outras questões de suma importância no ordenamento jurídico eleitoral e para o mundo político", falou.

Apesar disso, ele lembra que os desafios são permanentes, independentemente de ser ano eleitoral ou não. Questionado sobre a celeridade no andamento dos processos, ele disse que atuará para dar vazão às demandas conforme determinam os prazos constitucionais, sobretudo os que tratam das eleições. "As decisões todas do TRE-PI, à época de eleição, têm prazos determinados e vamos cumprir esses prazos, emprestando às decisões a celeridade necessária que é de natureza constitucional também", concluiu.

Solenidade lotou plenário do TRE-PI (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

A posse de Francisco Antônio Paes Landim na presidência do TRE-PI e do vice-presidente, o desembargador Sebastião Ribeiro Martins, foi prestigiada por diversas autoridades. Estavam presentes o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), a vice-governadora Margarete Coelho (Progressistas), o senador Ciro Nogueira (Progressistas), o vice-prefeito de Teresina Luiz Júnior (PMDB), alguns deputados estaduais, autoridades do judiciário e outras personalidades.

Comente aqui