O CAMPEÃO DE MANDATOS

Político piauiense vai atingir marca recorde (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Com a posse na Câmara Federal prevista para esta semana, o deputado Paes Landim será o parlamentar em exercício com mais tempo de mandato. Aos 82 anos, essa vai ser a nona vez que o piauiense assume o cargo no Congresso Nacional.

Landim vinha de oito vitórias consecutivas para o cargo de deputado federal, mas perdeu a eleição em 2018 e ficou na segunda suplência da coligação. Ele assume com a saída do primeiro suplente Merlong Solano (PT), que foi empossado em março após o titular Fábio Abreu (PL) assumir a Secretaria de Segurança Pública do Piauí.

O experiente político ganhou a primeira eleição para deputado federal em 1986 e fez parte da Assembleia Nacional Constituinte. Natural de São João do Piauí, venceu cinco eleições pelo antigo PFL e três no PTB, partido pelo qual tentou a reeleição em 2018. Recentemente, se desfiliou da sigla e está encaminhando filiação ao MDB.

RECORDISTAS
Com a derrota de Paes Landim em 2018, três deputados federais reeleitos passaram a ser os parlamentares em exercício com mais tempo na Câmara Federal. Átila Lins, do Amazonas; Gonzaga Patriota, de Pernambuco e Átila Lira, do Piauí, todos com oito mandatos [outros políticos já tiveram maior número de mandatos, mas não estão mais no Congresso].

Com a volta de Landim, mesmo na condição de suplente, ele passa a ser o político mais antigo na Casa, já que chega à Câmara Federal pela nona vez.

Comente aqui