Coluna Gustavo Almeida Política Dinâmica
“VENDIAM CHEQUE DO FPM PRA DANÁ”

RECORDISTA DE MANDATOS DE PREFEITO NO PIAUÍ FALA SOBRE CARREIRA POLÍTICA, LEMBRA PRÁTICAS DE CORRUPÇÃO DO PASSADO E CRITICA PROPOSTA DO GOVERNO FEDERAL

10/11/2019 19:51 - Atualizado em 10/11/2019 20:41

O prefeito de Itaueira, Quirino Avelino (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Aos 78 anos de idade, o experiente Quirino de Alencar Avelino (PTB) é prefeito do município de Itaueira, a 344 km de Teresina, pela sexta vez. Ele é o recordista de mandatos de prefeito no Piauí. Nenhuma outra pessoa conseguiu chegar seis vezes à uma prefeitura no Estado. Quirino concedeu entrevista ao Política Dinâmica e falou sobre essa proeza.

Ele lembra que se elegeu prefeito pela primeira vez em 1972 e conta que, em alguns aspectos, ficou melhor desempenhar o papel de gestor ao longo dos anos. Citou que hoje em dia ficaram mais rigorosas as prestações de contas e recordou que antes tudo era no cheque, o que fazia com que prefeitos vendessem cheques do FPM, uma prática de corrupção.

"Antes tinha um tal de um cheque e quem não tinha responsabilidade vendia cheque do FPM pra daná. E agora não tem isso. O cabra não pega no mané", adverte o prefeito.

Sem ter sequer o ensino fundamental completo, Quirino diz que o segredo para se eleger seis vezes é tratar o povo bem e "fazer as coisas". O cacique itaueirense afirmou ainda que, nas vezes em que não foi candidato sempre colocou um sucessor, mas os que lhe traíam eram tirados na eleição seguinte. "[Quando tinha] os que me traíam, eu ia lá e voltava".

Quirino já era prefeito de Itaueira em 1973 (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Reeleito com folga nas eleições de 2016, ele espera que esse seja seu último mandato, já que não pode disputar a eleição do próximo ano e em 2024 estará com 83 anos.

Quirino ainda comentou a proposta do Governo Federal que prevê a extinção de municípios com menos de 5 mil habitantes e receita própria inferior a 10%. Embora a cidade de Itaueira não seja afetada, ele entende que isso é "coisa pra doido". Quirino justifica dizendo que os deputados não votariam a favor, pois os prefeitos são o "ganha pão" deles.

ASSISTA O VÍDEO COM A ENTREVISTA COMPLETA

Comentários (0)

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Nome:
mensagem:
Notícias relacionadas
PROJETO DE FLÁVIO NOGUEIRA CHAMA ATENÇÃO DA INDÚSTRIA QUÍMICA
PROJETO DE FLÁVIO NOGUEIRA CHAMA ATENÇÃO DA INDÚSTRIA QUÍMICA
PARA THEMÍSTOCLES, FOI TUDO NORMAL
PARA THEMÍSTOCLES, FOI TUDO NORMAL
CÍCERO MAGALHÃES PENSA DIFERENTE
CÍCERO MAGALHÃES PENSA DIFERENTE
DEU 24: REFORMA DA PREVIDÊNCIA É APROVADA
DEU 24: REFORMA DA PREVIDÊNCIA É APROVADA