“VENDIAM CHEQUE DO FPM PRA DANÁ”

O prefeito de Itaueira, Quirino Avelino (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Aos 78 anos de idade, o experiente Quirino de Alencar Avelino (PTB) é prefeito do município de Itaueira, a 344 km de Teresina, pela sexta vez. Ele é o recordista de mandatos de prefeito no Piauí. Nenhuma outra pessoa conseguiu chegar seis vezes à uma prefeitura no Estado. Quirino concedeu entrevista ao Política Dinâmica e falou sobre essa proeza.

Ele lembra que se elegeu prefeito pela primeira vez em 1972 e conta que, em alguns aspectos, ficou melhor desempenhar o papel de gestor ao longo dos anos. Citou que hoje em dia ficaram mais rigorosas as prestações de contas e recordou que antes tudo era no cheque, o que fazia com que prefeitos vendessem cheques do FPM, uma prática de corrupção.

"Antes tinha um tal de um cheque e quem não tinha responsabilidade vendia cheque do FPM pra daná. E agora não tem isso. O cabra não pega no mané", adverte o prefeito.

Sem ter sequer o ensino fundamental completo, Quirino diz que o segredo para se eleger seis vezes é tratar o povo bem e "fazer as coisas". O cacique itaueirense afirmou ainda que, nas vezes em que não foi candidato sempre colocou um sucessor, mas os que lhe traíam eram tirados na eleição seguinte. "[Quando tinha] os que me traíam, eu ia lá e voltava".

Quirino já era prefeito de Itaueira em 1973 (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Reeleito com folga nas eleições de 2016, ele espera que esse seja seu último mandato, já que não pode disputar a eleição do próximo ano e em 2024 estará com 83 anos.

Quirino ainda comentou a proposta do Governo Federal que prevê a extinção de municípios com menos de 5 mil habitantes e receita própria inferior a 10%. Embora a cidade de Itaueira não seja afetada, ele entende que isso é "coisa pra doido". Quirino justifica dizendo que os deputados não votariam a favor, pois os prefeitos são o "ganha pão" deles.

ASSISTA O VÍDEO COM A ENTREVISTA COMPLETA

Comente aqui