“O DINHEIRO NÃO DÁ PARA TUDO”, DIZ WELLINGTON SOBRE ORÇAMENTO 2018

Wellington diz que orçamento é um desafio (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O governador Wellington Dias (PT) falou nesta segunda-feira (16) sobre a divisão do orçamento do Estado para 2018 e disse que o governo fez o melhor que pode para contemplar cada órgão da melhor forma. Ele ressaltou que o orçamento é sempre o grande desafio enfrentado pela gestão estadual e que ele será adequado conforme as receitas.

“Especialmente em momentos como esse que vivemos o dinheiro não dá para tudo e aí nós vamos ter que adequar a partir da receita. Em dados momentos onde a receita está mais forte nos permite até colocar projetos que estão na prateleira esperando há algum tempo. Mas nesse instante o cuidado é para que tenhamos um orçamento exequível e que possa caber as despesas dentro da receita do Estado”, falou.

Wellington voltou a destacar que o grande gargalo do Piauí são os gastos com previdência, despesa que tem crescido descontroladamente nos últimos anos. “Esse é o grande problema. O Piauí hoje tem uma dívida controlada, uma folha controlada, uma despesa de custeio sob controle, mas o grande problema é esse [o da previdência], pois a medida que cresce uma despesa não planejada ela reduz a capacidade de investimento”, falou.

O petista, que voltou a falar que reza todos os dias para a crise financeira não aumentar, disse que o governo do Estado trabalhou a divisão do orçamento de 2018 com base no que foi executado nos anos de 2016 e 2017. Para ele, o foco é fazer com que a despesa seja comportada dentro da receita.

Conforme o Projeto de Lei Orçamentária enviada para a Assembleia, o orçamento de 2018 será R$ 12.956.787.305. O valor ficará em pouco mais de R$ 10,5 bilhões após a dedução de transferências constitucionais para os municípios e o repasse da contribuições do Estado para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Comente aqui