“FOI MUITO BOM TER PERDIDO”, DIZ WILSON SOBRE 2014

Ex-governador relembrou derrota que sofreu (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Na entrevista que concedeu esta semana ao programa Política Dinâmica, na Jockey FM, o ex-governador do Piauí e pré-candidato a senador Wilson Martins (PSB) foi questionado sobre as lições que tirou da derrota na corrida pelo Senado em 2014. Ao relembrar os fatores que o levaram a perder para Elmano Férrer, o atual líder nas pesquisas para senador disse que foi bom ter perdido a eleição porque aprendeu muito com o sofrimento e com a derrota.

"Foi muito bom ter perdido aquelas eleições, porque eu nunca havia perdido uma eleição na minha vida. Perdi, aprendi muito com ela. Confesso que o sofrimento muito maior foi pelos nossos amigos, pelos nossos companheiros. O importante é que nós retomamos o caminho que era pra ser retomado, voltamos para nossa profissão, que é uma bela profissão. Fui acolhido com muita alegria, muito carinho pela minha classe, a classe médica, e também pelos pacientes", falou o ex-governador.

Wilson revelou que soube que perderia para Elmano em meados de agosto, quase dois meses antes da eleição. Ele não avalia que tenha errado na campanha e considera que o "imponderável" aconteceu. O político lembrou que o plano inicial era ter o apoio da então presidente Dilma Rousseff, do ex-presidente Lula e do PT. No entanto, o lançamento da pré-candidatura de Eduardo Campos ao Planalto, quem ele considera ter sido um amigo e irmão, o obrigou marchar em direção contrária aos seus então aliados.

Wilson durante entrevista na Jockey FM (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

"Por essa razão, marchamos num caminho adverso. Aí aconteceu aquilo que é imponderável. Um acidente aéreo, uma fatalidade e a morte do Eduardo Campos. Ficamos sem o nosso candidato. A Marina herdou a candidatura, mas não deu conta de argumentar e foi desmontada pelo PT. Enquanto a Dilma puxava o Elmano para cima, a Marina me puxava para baixo. O nosso candidato a governador não subia significativamente e o atual governador estava considerado por toda a sociedade e pela imprensa como eleito antecipadamente. Imagine uma presidente considerada eleita e um governador considerado eleito e você lá disputando uma vaga de Senado contrário a tudo isso. Fizemos tudo certo, tudo correto, mas houve uma ola, uma onda que é imponderável na política", justificou.

A ELEIÇÃO
Na disputa pela única vaga de senador nas eleições de 2014, Wilson Martins, que havia acabado de deixar o governo, começou a campanha disparado em relação ao seu principal adversário Elmano Férrer, cuja eleição não era acreditada nem mesmo por boa parte dos que estavam no seu palanque. Na reta final, Elmano começou a subir e terminou a disputa eleito com 981.219 votos. Wilson perdeu a eleição com 562.615 sufrágios recebidos.

Comente aqui