“ACEITO AS FLORES, OS ESPINHOS E AS PEDRAS”

Secretário voltou a justificar "episódio José Ramos" (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica)

O secretário estadual de Saúde Florentino Neto (PT) esteve nesta terça-feira (19) na Assembleia Legislativa do Piauí. No local, foi questionado pelo Política Dinâmica sobre o caso do paciente José Ramos, que perdeu a chance de fazer um transplante de rim em Fortaleza porque a Secretaria de Saúde não lhe assegurou a viagem em tempo hábil.

O fato rendeu a Florentino uma moção de repúdio aprovada na semana passada pela Câmara Municipal de Teresina. Sobre a posição da Câmara, ele disse que está preparado para receber flores, espinhos e pedras. Conforme o secretário, todo gestor público precisa ter a capacidade de aceitar qualquer manifestação, inclusive críticas e repúdios.

"No ambiente democrático nós temos que ter a capacidade, como gestores, de aceitar toda manifestação. Então você tem que aceitar as flores, mas também tem que aceitar as pedras. E eu aceito todas. Eu aceito tanto as flores, como aceito os espinhos e aceito as pedras", falou.

Florentino também foi questionado sobre porque o Estado não providenciou um voo em alguma aeronave de empresas de táxi aéreo com as quais o Governo Estadual mantém contrato. Sem responder objetivamente, ele voltou a dizer que quando a Sesapi foi comunicada do procedimento, não havia mais tempo suficiente para garantir a viagem.

"Naquele momento, para aquele paciente, nós não tínhamos disponibilidade e não conseguimos. É um fato isolado e ocorreu em razão de fatos sobre os quais nós não temos governabilidade. Toda a equipe, desde a hora que foi avisada, buscou de todas as formas resolver o problema que naquele momento se mostrou 'insolúvel'", justificou.

Assista o vídeo.

Comente aqui