HOMENAGEM A UM ILUSTRE

Henrique recebe honraria em nome do tetravô (Foto: Gustavo Almeida/PoliticaDinamica)

O deputado estadual Henrique Rebêlo (PT) participou na sexta-feira (15) das atividades alusivas ao tricentenário da criação do município de Oeiras, primeira capital do Piauí. Em solenidade no Centro Diocesano, o parlamentar recebeu a Medalha do Mérito Legislativo dos 300 anos conferida ao ex-deputado provincial Inácio Francisco de Araújo Costa, um português que se tornou personagem histórico na antiga Província do Piauí.

Henrique Rebêlo é tetraneto do homenageado e por isso foi escolhido para receber a honraria. Dentre os inúmeros cargos políticos e administrativos que exerceu, Inácio Francisco da Costa foi capitão-mor de Oeiras em 1823, comandante da polícia do Piauí, tenente-coronel, membro da Junta Governativa da Província e presidente da província do Piauí de dezembro de 1826 a fevereiro de 1829. Ele foi deputado provincial e morreu pouco antes de ser titulado Barão do Estreito, nome da sua principal fazenda.

Após receber a honraria, Henrique Rebêlo fez discurso e destacou o legado do tetravô na história de Oeiras e do Piauí. Ao Política Dinâmica, o parlamentar se disse honrado em poder representar toda a família na solenidade.

Henrique Rebêlo discursou na solenidade (Foto: Gustavo Almeida/PoliticaDinamica)

“Nós tivemos a oportunidade de apresentar, para todos que aqui estiveram, vultos relevantes do presente e do passado. Inácio Francisco de Araújo Costa, meu tetravô, comandou o Piauí e prestou grandes serviços, sendo presidente da província. Fiquei muito honrado pela Assembleia tê-lo homenageado dentre outras importantes figuras e feliz de poder estar aqui recebendo a homenagem em nome de toda a família”, falou.

DESCENDÊNCIA
Depois do evento, o deputado lembrou ainda que seu tetravô era primo legítimo do visconde da Parnaíba, Manuel de Sousa Martins, e irmão do padre Marcos, duas importantes figuras que deixaram imenso legado de serviços sociais prestados ao Piauí. A escolha de Henrique para receber a homenagem se fez importante também devido aos laços do parlamentar com a própria cidade de Oeiras.

O deputado estadual é descendente direto de um neto do visconde da Parnaíba com uma neta de Inácio Francisco de Araújo Costa, sendo, portanto, parente dos dois ilustres personagens.

A entrega da medalha ocorreu durante sessão especial da Assembleia Legislativa. A solenidade fez parte de uma série de eventos comemorativos pelos 300 anos de Oeiras. Outros importantes personagens da história do Piauí, vivos e mortos, também foram agraciados.


Comente aqui