GRUPO DE VEREADORES CRIA ENTIDADE NO PIAUÍ

Chico Chagas, vereador de Prata do Piauí (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O Piauí tem a União das Câmaras Municipais do Estado do Piauí (AVEP). A sigla é remanescente da antiga nomenclatura da Associação dos Vereadores do Estado do Piauí, criada na década de 1980. Apesar disso, um grupo de vereadores piauienses trabalha a criação de outra entidade: a União dos Vereadores e Vereadoras do Estado do Piauí (Uvepi).

O grupo se reuniu nesta quinta-feira (24) na Câmara Municipal de Teresina para discutir o estatuto da entidade e traçar planos para a formalização jurídica da instituição. Um dos articuladores da criação da entidade é o vereador Chico Chagas (PV), do município de Prata do Piauí. Segundo ele, a Uvepi vai permitir a filiação individual dos próprios parlamentares municipais e não das Câmaras, como acontece na AVEP.

"A nossa Uvepi é a união dos vereadores. Qual é a diferença [para a Avep]? É que na AVEP, para você ser filiado, precisa a Câmara se filiar. Na nossa entidade não. Individualmente, qualquer vereador que se sentir no direito de se filiar, ele vai poder se filiar e usufruir dos serviços que a gente vai disponibilizar. Estamos com um projeto ambicioso de tentar atender à demanda que existe no Piauí todo entre os parlamentares municipais", explicou.

Grupo de vereadores se reuniu em Teresina (Foto: Reprodução/Instagram/Chico Chagas)

Questionado se não vai haver conflito de interesses com a AVEP, Chico afirmou que pode até existir, no início, alguma situação deste tipo, mas a intenção é, inclusive, caminhar junto com a AVEP depois. Ele argumenta que a nova entidade vai permitir que mais vereadores se sintam representados e que não há intenção de competir com a instituição já existente.

"Talvez, à priori, até exista [conflito]. Mas depois a gente vai caminhar paralelamente, porque eu volto a dizer: existe hoje a associação de Câmaras e a gente vai fazer a associação de vereadores, onde temos o objetivo de atingir um número expressivo de vereadores. Eles reclamam muito que carecem de uma instituição que os represente. Não que a AVEP não faça isso, afinal ela também representa, mas ela não representa o todo. Com uma união de vereadores, a representação será infinitamente maior", disse.

Comente aqui