Coluna Gustavo Almeida Política Dinâmica
GRUPO DE VEREADORES CRIA ENTIDADE NO PIAUÍ

APESAR DE JÁ EXISTIR UNIÃO DAS CÂMARAS MUNICIPAIS, VEREADORES QUEREM CRIAR INSTITUIÇÃO QUE PERMITA FILIAÇÃO INDIVIDUAL DE CADA PARLAMENTAR

24/10/2019 16:02 - Atualizado em 24/10/2019 17:18

Chico Chagas, vereador de Prata do Piauí (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O Piauí tem a União das Câmaras Municipais do Estado do Piauí (AVEP). A sigla é remanescente da antiga nomenclatura da Associação dos Vereadores do Estado do Piauí, criada na década de 1980. Apesar disso, um grupo de vereadores piauienses trabalha a criação de outra entidade: a União dos Vereadores e Vereadoras do Estado do Piauí (Uvepi).

O grupo se reuniu nesta quinta-feira (24) na Câmara Municipal de Teresina para discutir o estatuto da entidade e traçar planos para a formalização jurídica da instituição. Um dos articuladores da criação da entidade é o vereador Chico Chagas (PV), do município de Prata do Piauí. Segundo ele, a Uvepi vai permitir a filiação individual dos próprios parlamentares municipais e não das Câmaras, como acontece na AVEP.

"A nossa Uvepi é a união dos vereadores. Qual é a diferença [para a Avep]? É que na AVEP, para você ser filiado, precisa a Câmara se filiar. Na nossa entidade não. Individualmente, qualquer vereador que se sentir no direito de se filiar, ele vai poder se filiar e usufruir dos serviços que a gente vai disponibilizar. Estamos com um projeto ambicioso de tentar atender à demanda que existe no Piauí todo entre os parlamentares municipais", explicou.

Grupo de vereadores se reuniu em Teresina (Foto: Reprodução/Instagram/Chico Chagas)

Questionado se não vai haver conflito de interesses com a AVEP, Chico afirmou que pode até existir, no início, alguma situação deste tipo, mas a intenção é, inclusive, caminhar junto com a AVEP depois. Ele argumenta que a nova entidade vai permitir que mais vereadores se sintam representados e que não há intenção de competir com a instituição já existente.

"Talvez, à priori, até exista [conflito]. Mas depois a gente vai caminhar paralelamente, porque eu volto a dizer: existe hoje a associação de Câmaras e a gente vai fazer a associação de vereadores, onde temos o objetivo de atingir um número expressivo de vereadores. Eles reclamam muito que carecem de uma instituição que os represente. Não que a AVEP não faça isso, afinal ela também representa, mas ela não representa o todo. Com uma união de vereadores, a representação será infinitamente maior", disse.

Comentários (0)

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Nome:
mensagem:
Notícias relacionadas
UM CASO INUSITADO NA POLÍTICA DO PIAUÍ
UM CASO INUSITADO NA POLÍTICA DO PIAUÍ
PROJETO GARANTE LIVRE LOCOMOÇÃO DE DEVEDORES
PROJETO GARANTE LIVRE LOCOMOÇÃO DE DEVEDORES
LUCY DIZ QUE GOVERNO POLITIZA SECRETARIAS
LUCY DIZ QUE GOVERNO POLITIZA SECRETARIAS
CONVITE POLICIAL
CONVITE POLICIAL