Coluna Gustavo Almeida Política Dinâmica
FRANCISCO COSTA: DE PREFEITO EM 2014 A LÍDER DO GOVERNO EM 2020

PETISTA APADRINHADO POR ASSIS CARVALHO SERÁ O NOVO LÍDER DO GOVERNO DE WELLINGTON DIAS NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO PIAUÍ

06/02/2020 13:08 - Atualizado em 06/02/2020 13:25

Petista teve rápida ascensão na política (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O deputado estadual Francisco Costa (PT) vai ser o novo líder do governo Wellington Dias na Assembleia Legislativa do Piauí. Ele substituirá o xará Francisco Limma (PT), que decidiu entregar o posto. Natural de São Francisco do Piauí, uma pequena cidade do interior do Estado, ele teve ascensão meteórica na vida pública. Em apenas quatro anos passou de prefeito da cidade natal a deputado estadual e agora ganha a função de líder do governo.

Em 2012 se elegeu prefeito de São Francisco do Piauí numa disputa acirrada, por apenas 70 votos de maioria. Governou a cidade dois anos e no final de dezembro de 2014 renunciou ao mandato para assumir a Secretaria de Estado da Saúde, indicado por seu padrinho político, o deputado federal Assis Carvalho (PT). Em 2018, com forte apoio de Assis e da estrutura do governo, ele se elegeu deputado estadual. Agora, passa a ser o líder na Assembleia.

Nesta quinta-feira (6), Francisco Costa disse que, apesar de novato no parlamento estadual, está preparado para a função, mesmo avaliando se tratar de mais um desafio em sua vida.

"Sempre tudo na minha vida aconteceu a troco de muita dedicação. Nada caiu para mim de paraquedas. Eu, para me formar em medicina, foi a troco de muito esforço e dedicação para poder estudar em universidade pública e conseguir alcançar o meu espaço. Hoje eu garanti minha estabilidade no serviço público a troco de muito estudo. Sou médico legista da Polícia Civil e médico do quadro efetivo da prefeitura de Teresina", contou.

Deputado era prefeito no interior até 2014 (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Francisco Costa também narrou sua trajetória de ascensão na política. "Tive a oportunidade de ser prefeito, tive meu trabalho reconhecido como prefeito, acabei sendo secretário de estado e acredito que pelo trabalho que fiz nas pastas a nível de estado a população me credenciou para ser representante na Assembleia. Fico grato pela indicação do governador para ser líder. Todo desafio é um desafio. O Parlamento ainda é muito novo pra mim, mas o que sei é que vou me dedicar como sempre me dediquei em tudo que fiz", prometeu.

O deputado deve assumir oficialmente o posto de líder do governo na próxima segunda-feira (10). Francisco Costa tem 40 anos e se elegeu deputado em 2018 com quase 42 mil votos.

Notícias relacionadas
NÃO COLOU
NÃO COLOU
EMPRESÁRIOS FAZEM MANIFESTAÇÃO PELA REABERTURA DO COMÉRCIO
EMPRESÁRIOS FAZEM MANIFESTAÇÃO PELA REABERTURA DO COMÉRCIO
"LIBERDADE DE IMPRENSA NÃO É CONSTRUÍDA POR ROBÔS"
PREFEITO DECRETA LOCKDOWN EM CIDADE DO PIAUÍ
PREFEITO DECRETA LOCKDOWN EM CIDADE DO PIAUÍ