FRANCISCO COSTA: DE PREFEITO EM 2014 A LÍDER DO GOVERNO EM 2020

Petista teve rápida ascensão na política (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O deputado estadual Francisco Costa (PT) vai ser o novo líder do governo Wellington Dias na Assembleia Legislativa do Piauí. Ele substituirá o xará Francisco Limma (PT), que decidiu entregar o posto. Natural de São Francisco do Piauí, uma pequena cidade do interior do Estado, ele teve ascensão meteórica na vida pública. Em apenas quatro anos passou de prefeito da cidade natal a deputado estadual e agora ganha a função de líder do governo.

Em 2012 se elegeu prefeito de São Francisco do Piauí numa disputa acirrada, por apenas 70 votos de maioria. Governou a cidade dois anos e no final de dezembro de 2014 renunciou ao mandato para assumir a Secretaria de Estado da Saúde, indicado por seu padrinho político, o deputado federal Assis Carvalho (PT). Em 2018, com forte apoio de Assis e da estrutura do governo, ele se elegeu deputado estadual. Agora, passa a ser o líder na Assembleia.

Nesta quinta-feira (6), Francisco Costa disse que, apesar de novato no parlamento estadual, está preparado para a função, mesmo avaliando se tratar de mais um desafio em sua vida.

"Sempre tudo na minha vida aconteceu a troco de muita dedicação. Nada caiu para mim de paraquedas. Eu, para me formar em medicina, foi a troco de muito esforço e dedicação para poder estudar em universidade pública e conseguir alcançar o meu espaço. Hoje eu garanti minha estabilidade no serviço público a troco de muito estudo. Sou médico legista da Polícia Civil e médico do quadro efetivo da prefeitura de Teresina", contou.

Deputado era prefeito no interior até 2014 (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Francisco Costa também narrou sua trajetória de ascensão na política. "Tive a oportunidade de ser prefeito, tive meu trabalho reconhecido como prefeito, acabei sendo secretário de estado e acredito que pelo trabalho que fiz nas pastas a nível de estado a população me credenciou para ser representante na Assembleia. Fico grato pela indicação do governador para ser líder. Todo desafio é um desafio. O Parlamento ainda é muito novo pra mim, mas o que sei é que vou me dedicar como sempre me dediquei em tudo que fiz", prometeu.

O deputado deve assumir oficialmente o posto de líder do governo na próxima segunda-feira (10). Francisco Costa tem 40 anos e se elegeu deputado em 2018 com quase 42 mil votos.

Comente aqui