Coluna Gustavo Almeida Política Dinâmica
DISCURSO
FRACASSOS, DIVISÃO, IMATURIDADE E CARA NOVA

EM DISCURSO NA PRESENÇA DE ALCKMIN E LUCIANO, FIRMINO FILHO CAUSA APREENSÃO, CRIA DÚVIDAS, MAS ENCERRA ENALTECENDO OS DOIS TUCANOS

05/05/2018 23:11 - Atualizado em 06/05/2018 00:04

Firmino fez alertas a Luciano Nunes (Foto: Gustavo Almeida/PoliticaDinamica.com)

O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), foi ao evento com o presidenciável Geraldo Alckmin neste sábado (5) na sede do Diretório Estadual do partido na capital [entre alguns tucanos, existiu a fala de que ele não iria] e fez um discurso forte. Começou saudando Geraldo Alckmin como “futuro presidente da República”. Com o deputado estadual Luciano Nunes, pré-candidato do partido ao governo do Piauí, ele não fez a mesma profecia.

Diante de Geraldo Alckmin, Firmino condenou a divisão política entre “coxinhas e mortadelas” e, em tom duro, defendeu a necessidade de se construir consenso no país. Para ele, a Nação não pode ficar dividida entre “vermelhos e azuis” enquanto os problemas só aumentam. Firmino lamentou que o Brasil hoje seja um país de divisão e não de união, de guerra e não de paz, de ódio, de rancor, de vingança e não de paz, amor e solidariedade.

FRACASSOS NO PIAUÍ E ALERTA A LUCIANO
Ele destacou a história de sucesso do PSDB na capital, onde o partido venceu as últimas sete eleições municipais, quatro delas tendo ele mesmo como vitorioso. No entanto, escancarou os fracassos da sigla nas ocasiões em que tentou o governo do Estado. Olhando para Luciano Nunes, o prefeito alertou que todos os tucanos que perderam as disputas para o governo já tinham sido prefeitos da capital, coisa que ele ainda não foi. E prosseguiu: disse que todos eram nomes amadurecidos e que Luciano ainda não é.

Prefeito falou dos fracassos do PSDB (Foto: Gustavo Almeida/PoliticaDinamica.com)

“Nós temos que ter a humildade de olhar para o passado e ver os erros cometidos. Corrigi-los para que possamos finalmente chegar ao governo do Estado. Mas meu caro Luciano, olhe os quatro tucanos que tentaram, todos eles eram ex-prefeitos de Teresina. Você não foi, ainda. E é importante dizer que todos eles foram candidatos já com uma certa maturidade. Você não está tão maturo assim”, falou.

Firmino se referia aos ex-prefeitos de Teresina Wall Ferraz, que perdeu em 1990; Chico Gerardo que perdeu em 1998; ele próprio que perdeu em 2006 e Silvio Mendes derrotado em 2010. Esse trecho do discurso, visivelmente, deixou alguns presentes olhando com semblante de apreensão e questionamento. Mas, na sequência, o prefeito relativizou as ponderações “aparentemente negativas” e disse que Luciano traz a mensagem do novo.

“É importante dizer que o Luciano, com coragem, audácia e determinação se colocou como candidato do partido. Esse momento é o momento no qual tudo aquilo que é velho, tudo aquilo que vem do passado, está sendo questionado. Portanto, a mensagem do Luciano, ele que é uma cara nova, um candidato novo, tem condições de representar o PSDB e chegar a vitória, basta que a gente saiba ter a humildade para reconhecer os erros e fazer aquilo que é correto”, disse.

Ao final, falou que Luciano pode contar com o voto dele na disputa para o governo. Se dirigindo a Alckmin, Firmino usou uma frase do escritor francês Victor Hugo para encerrar o discurso: “Nada resiste a uma ideia cujo tempo chegou. Geraldo Alckmin presidente da República”.

Comentários (0)

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Nome:
mensagem:
Notícias relacionadas
ELEIÇÕES
ACABAR X MANTER
ACABAR X MANTER
CRÍTICA
VEREADOR DIZ QUE FIRMINO DEU CALOTE EM MORADORES
VEREADOR DIZ QUE FIRMINO DEU CALOTE EM MORADORES
TOPIQUE
CPI DO TRANSPORTE ESCOLAR
CPI DO TRANSPORTE ESCOLAR
ATRITO
JEOVÁ DIZ QUE CÂMARA FOI EXCLUÍDA DE CELEBRAÇÕES
JEOVÁ DIZ QUE CÂMARA FOI EXCLUÍDA DE CELEBRAÇÕES