FORÇA RENEGADA

FORÇA RENEGADA
Vereadores "bons de voto" encontram dificuldades (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica)
A disputa por vagas na Câmara Municipal de Teresina nas eleições de 2020 vai ser grande. Com o fim das coligações proporcionais, muitos vereadores terão que buscar novos partidos se quiserem se reeleger. Mas é justamente aí onde mora o problema.

Em algumas legendas, ninguém quer saber dos figurões que chegam com suas votações expressivas. Eles são vistos como “papa mandato”, que vão chegar, fazer os mais fracos de escada e renovarem seus mandatos. A resistência a essas figuras tem sido grande.

Na base Firmino Filho (PSDB), existem alguns e o problema deverá cair no colo do prefeito, que vai ter que achar algum partido para acomodar esses aliados "bons de votos" renegados na maioria das legendas. Com o fim das coligações, ser forte nunca foi tão problemático.

O prefeito do município de Porto, Dó Bacelar (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

SEM DÓ DO DÓ
Não foi apenas Themístocles Filho e Ciro Nogueira que foram alvos de protesto durante a visita do presidente Jair Bolsonaro à Parnaíba na última quarta-feira (14). O prefeito de Porto, Dó Bacelar (Progressistas), também ouviu o que não queria. Algumas pessoas gritaram “fora Dó Bacelar que tu é do PT”. O gestor não é petista, mas é eleitor de Wellington Dias (PT).

PIADA COM JEOVÁ
O prefeito Firmino Filho (PSDB) discursava na Câmara Municipal de Teresina na última sexta (16) quando um cabo do microfone da tribuna desconectou. Após o próprio prefeito se agachar para tentar consertar, sem sucesso, um técnico da casa resolveu o problema. Com o retorno do som, Firmino soltou: "Se fosse fazer uma piada, diria que tinha sido o Jeová".

POR FALAR NELE
Jeová, o presidente da Câmara, não compareceu à sessão solene comemorativa do aniversário de 167 anos de Teresina, uma sessão que acontece todos os anos. O vice-presidente da Casa, vereador major Paulo Roberto, foi quem presidiu a sessão. O prefeito Firmino disse que faltou maturidade política a Jeová por não comparecer. O vereador alegou motivo de viagem.

Margarete Coelho em evento de vaqueiros no interior do PI (Foto: Reprodução/Facebook)

SERTANEJA
Aconteceu no domingo (18) a 15ª Missa dos Vaqueiros no povoado Várzea Queimada, no município de Jaicós. A deputada federal Margarete Coelho (Progressistas) marcou presença. Margarete se orgulha de dizer por onde anda que é uma sertaneja. Natural do município de São Raimundo Nonato, no semiárido piauiense, ela gosta muito desse tipo de evento.

OI, SUMIDO?
O senador Marcelo Castro (MDB) conseguiu uma vitória retumbante nas eleições de 2018. Ele mesmo já usou esse termo para definir o êxito eleitoral que muitos não acreditavam. Mas, passados sete meses no Senado, Marcelo ainda não mostrou a que veio. Tudo bem que ainda é um pouco cedo para quem tem oito anos de mandato pela frente, mas o emedebista anda apagado. Experiente e profissional na política, esperava-se um pouco mais dele.

CONDENADO
O diretor da Unidade de Transportes de Passageiros do governo do Estado e ex-prefeito de João Costa, Vitorino Tavares, foi condenado pela Justiça Federal. Ele teve os direitos políticos suspensos por cinco anos pela prática de improbidade administrativa quando foi prefeito. A condenação é resultado de ação movida pelo Ministério Público Federal (MPF).

Vitorino Tavares ocupa cargo no governo do PI (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

CONDENADO 2
Vitorino Tavares e o ex-tesoureiro do município durante sua gestão, José Neto Osmar, foram sentenciados pelo juiz Pablo Baldivieso, da subseção da Justiça Federal em São Raimundo Nonato. Eles são acusados de se apropriarem ilegalmente de recursos de programas federais repassados ao município de João Costa, inclusive verbas oriundas do Ministério da Saúde.

CONDENADO 3
Vitorino Tavares é ligado ao deputado estadual Hélio Isaías (Progressistas). De 2015 até abril deste ano, ele foi diretor da Unidade de Defesa Civil no governo do Estado, indicado por Hélio Isaías, que era secretário de Defesa Civil. Em maio deste ano, ele foi nomeado diretor da Unidade de Transportes de Passageiros, na Secretaria de Transportes (Setrans). A pasta é gerida por um indicado de Hélio Isaías. Para onde Hélio vai, Vitorino vai junto.

JOGANDO BOLA
O governador Wellington Dias participou, no fim de semana, da reinauguração do estádio de futebol da cidade de São João do Piauí. Na oportunidade, ele calçou as chuteiras e jogou uma partida. Com seu jeito alegre e carismático, o governador pelo visto mandou bem em campo. O problema é que na questão administrativa ele está levando o Piauí para a segunda divisão.

Governador durante partida de futebol em São João (Foto: Reprodução/Facebook)

PEDIDO A BOLSONARO
No rápido encontro que teve com Bolsonaro na última quarta (14) em Parnaíba, o governador Wellington Dias pediu a ele apoio para obras de infraestrutura como aeroportos. Entre elas, falou ao presidente da importância de colocar em funcionamento o aeroporto internacional de São Raimundo Nonato. Hoje ele pede ajuda, mas foi justamente lá que o petista fez festa de inauguração do terminal de passageiros. Daqueles eventos pra besta aplaudir.

Comente aqui