FAMÍLIA FORTALECIDA NO PODER

Pela ordem: Hélio, Carmelita, Margarete, Graça e Sádia (Foto: Montagem/PoliticaDinamica)

Uma deputada federal, um deputado estadual, uma prefeita municipal, uma vereadora da capital e uma secretária estadual. Pessoas com esses cargos podem ser encontrados no que hoje é uma só família. Usa-se o "no que hoje" porque um casamento fez tudo virar família.

O grupo político do deputado estadual Hélio Isaías (Progressistas) foi um dos que mais cresceu nos últimos anos. Ele chegou ao poder em 2003, depois de ser eleito deputado ao substituir o irmão Zeca Diabo, que morreu poucos meses antes da eleição de 2002.

Desde então, o "diabinho" só cresceu. Hélio é casado com Carmelita Castro, prefeita de São Raimundo Nonato, um dos mais importantes municípios do Piauí. Em 2016, ela derrotou o tradicional clã dos Ferreiras e se tornou a primeira mulher prefeita de São Raimundo.

Hélio amplia força política no estado do Piauí (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Carmelita é irmã de Margarete Coelho, a primeira mulher eleita vice-governadora do Piauí e atualmente deputada federal pelo Progressistas, mesmo partido de Hélio e Carmelita. Além da mulher e da cunhada com cargo eletivo, Hélio Isaías é irmão da vereadora Graça Amorim (PMB), líder da base aliada do prefeito Firmino Filho na Câmara Municipal de Teresina.

Na última segunda-feira (6), mais uma mulher da família ganhou destaque na cena política piauiense. A jornalista Sádia Castro, irmã de Margarete e Carmelita, portanto cunhada de Hélio, tomou posse como secretária estadual do Meio Ambiente. Chegou ao posto indicada pela irmã deputada federal, mas, obviamente, é uma força para toda a família no governo.

Hélio ainda indicou o secretário de Transportes nesse 4º mandato de Wellington Dias (PT). Embora não seja da família, o secretário também agrega influência e poder para o grupo de Hélio, Margarete e companhia. Tá aí uma família que não pode reclamar da falta de espaços.

Comente aqui