EX-GOVERNADORES SE REÚNEM, CRITICAM WELLINGTON E DEFENDEM MUDANÇAS

Ex-gestores durante encontro na sede da Fiepi (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Quatro ex-governadores se reuniram nesta terça-feira (10) na Federação das Indústrias do Piauí (Fiepi). No encontro, Hugo Napoleão, Wilson Martins, Freitas Neto e Zé Filho fizeram críticas ao modelo de gestão empregado por Wellington Dias (PT) e defenderam que o Estado não pode conviver com os atuais problemas. Vale lembrar que eles governaram o Piauí por 14 anos.

O encontro foi organizado pelo presidente da Associação dos Jovens Empresários do Piauí (AJE), Landerson Carvalho. O objetivo foi discutir a atual situação do Estado e apontar alternativas que possam contribuir para uma mudança de realidade. O ex-governador Mão Santa também era esperado, mas avisou que não seria possível comparecer.

Ex-governador Freitas Neto criticou governo (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

FREITAS NETO
“Discutir o Piauí é sempre bom. [Esse encontro] reúne pessoas que tiveram a oportunidade de dirigir os destinos do estado, que tomaram decisões importantes, cada qual ao seu tempo e em sua realidade naquele momento, mas principalmente porque esse encontro propõe a discutir o futuro do Estado. Nós sabemos que o Piauí vive hoje a cada dia sem saber se vai conseguir pagar o funcionalismo no mês seguinte e isso é perigoso. Eu tenho chamado a atenção no sentido de fazer uma crítica construtiva. Se não pararmos para organizar o estado, fazer menos política e mais gestão, nós não teremos o Piauí que todos nós almejamos. Eu acho que não tem gestão [atualmente no Piauí]".

Wilson Martins diz que Piauí vive desgoverno (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

WILSON MARTINS
“Todo cidadão piauiense deve ter essa preocupação de discutir o Piauí. Nós estamos vivendo um verdadeiro desgoverno no Estado. Quando o país inteiro enfrenta uma crise sem precedentes como nós enfrentamos, o governo do Piauí está na contramão. Aumentando número de cargos, de unidades gestoras e criando coordenadorias que nem local para funcionar existe. Como fecha essa conta? É um governo que não tem planejamento, não tem foco em gestão pública e está gastando muito mais do que arrecada. O governo não tem controle de absolutamente nada e possui unidades gestoras que gastam sem o conhecimento do governador”.

Zé Filho fez críticas ao tamanho da máquina (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

ZÉ FILHO
"[Queremos um Piauí] muito melhor do que o que está aí. Não está bom não. Um Piauí que não tem gestão, que tá faltando dinheiro, que está atrasando recursos e repasses para hospitais públicos. Não é isso que nós queremos. Queremos um Piauí que tenha realmente gestão, que tenha uma máquina compatível com o tamanho do Estado para que tenha dinheiro para os investimentos que precisamos. É isso que nós queremos".

Hugo criticou, mas defendeu otimismo (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

HUGO NAPOLEÃO
"Nós temos que fazer uma virada de página. Esse Piauí é rico, está cheio de minérios, tem metade da água de subsolo do Nordeste brasileiro. É saber aproveitar o momento. Com relação ao governo, todos sabem que eu nunca fui ligado ao governador [Wellington Dias], embora tenha relações pessoais. Não é um bom momento, mas é hora de termos otimismo. Na crise não se deve ter depressão, mas sim otimismo para ajudar, contribuir e colaborar para o desenvolvimento. Não vamos pensar pequeno, pois o Piauí é grande. Vamos mudar essa mentalidade e fazer como eu fiz: obras por todo canto, escolas, Universidade Estadual do Piauí, Hospital Universitário, bairros Tancredo Neves, Mocambinho, Morada Nova. É implantar, é fazer, é realizar. Vamos dar uma injeção de ânimo e o Piauí há de melhorar".

O QUE DIZ O GOVERNO?
O Política Dinâmica procurou o governo do Estado para comentar as declarações dos quatro políticos. Em resposta à reportagem, a administração estadual disse que não comenta as falas, mas “encara como natural os comentários dos ex-governadores”.

 

Comente aqui