ENCONTRO DO G13 REÚNE PREFEITOS NO SUL DO PIAUÍ

No encontro, novo presidente do G13 foi empossado (Foto: PoliticaDinamica.com)

Um grupo formado por prefeitos da região Sul do Piauí se reuniu na tarde deste sábado (21) na cidade de Sebastião Leal, a 400 km de Teresina. Foi o encontro do G13, que apesar do nome, conta com 15 municípios, sendo 12 da região dos Tabuleiros do Alto Parnaíba e três [Colônia do Gurguéia, Manoel Emídio e Eliseu Martins] do território da Chapada das Mangabeiras.

O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), prefeito Gil Carlos (PT), esteve no encontro. Também participaram o deputado federal Júlio Cesar (PSD), o secretário estadual de Saúde Florentino Neto (PT) e o deputado estadual Georgiano Neto (PSD). Na ocasião, os gestores debateram a crise que os municípios enfrentam e discutiram formas de unir forças para reivindicar mais atenção às causas municipalistas.

Pres. da APPM, Gil Carlos, defende formação de consórcios (Foto: PoliticaDinamica)

No encontro, o prefeito de Sebastião Leal, Ângelo Sousa (PT), tomou posse como novo presidente do G13. De acordo com o presidente da APPM, Gil Carlos, os temas mais importantes debatidos no encontro foram a crise nacional que prejudica os municípios, o melhoramento da gestão fiscal e o fortalecimento da arrecadação própria nas cidades.

“O foco do encontro foi essa crise nacional que afeta de maneira mais contundente os municípios. Também debatemos o melhoramento da gestão fiscal dos municípios e o foco na arrecadação própria. Essa região, por exemplo, é forte no agronegócio e tem um potencial de aumentar arrecadação através dos impostos compartilhados, como o ICMS. Também debatemos um tema preocupante que é a questão do rio Gurguéia, um importante afluente do Parnaíba que banha boa parte deste vale”, falou Gil Carlos.

Prefeitos cobram apoio para enfrentar crise nos municípios (Foto: PoliticaDinamica.com)

Os gestores municipais cobram do governo federal um repasse extra no final do ano para que as prefeituras consigam fechar as contas de 2017 e ainda discutiram reforço no atendimento à saúde na região. Conforme o presidente da APPM, um dos objetivos da instituição é incentivar a formação e o fortalecimento de consórcios como o G13, união que segundo ele beneficia os municípios e fortalece as reivindicações dos gestores municipais.

“Na APPM nós estamos fortalecendo essas associações e consórcios regionais. A ideia é que municípios vizinhos, que possuem problemas mais semelhantes e as mesmas peculiaridades, consigam manter o debate de maneira mais contínua e assim fortalecendo todo o movimento municipalista do Estado do Piauí”, disse Gil Carlos.

Comente aqui