Coluna Gustavo Almeida Política Dinâmica
NA CÂMARA
EM DEFESA DE MARGARETE E REGINA

GRAÇA AMORIM LEVANTA DEBATE SOBRE INVESTIDA DE CACIQUES DA POLÍTICA DO PIAUÍ PARA TIRAR MULHERES DA CHAPA DE WELLINGTON

07/02/2018 15:55 - Atualizado em 07/02/2018 16:20

Graça Amorim ainda alertou o governador (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

A vice-governadora Margarete Coelho (Progressistas) e a senadora Regina Sousa (PT) foram tema de debate na sessão desta quarta-feira (7) na Câmara Municipal de Teresina. Num discurso firme em defesa da presença feminina na política, a líder do prefeito na Casa, vereadora Graça Amorim (PMB), criticou duramente as tratativas de partidos que podem tirar as duas da chapa majoritária do governador Wellington Dias (PT).

Graça condenou o fato de Margarete e Regina terem seus espaços na chapa ameaçados por caciques de partidos, todos do sexo masculino. Segundo ela, o desempenho das duas nos cargos sequer está sendo levado em conta nesse debate. Para a vereadora, o governador Wellington Dias precisa estar atento na hora de fazer a escolha e o aconselhou a ouvir o povo.

“Desde quando começou esse debate para as eleições de 2018 eu venho só observando e ao mesmo tempo começando a ficar estarrecida com a tentativa de extirpar de vez a figura da mulher da política. E começa pelos caciques que comandam os partidos. Eu vejo duas mulheres guerreiras, competentes, batalhadoras, que têm mostrado como se faz a política voltada para a defesa do cidadão e dos interesses sociais. Vejo duas que eles estão querendo extirpar e chutar de vez”, disse se referindo a Regina Sousa e Margarete.

Margarete e Regina têm espaços ameaçados (Fotos: Jailson Soares/PoliticaDinamica)

De acordo com Graça Amorim, querem tirar a vaga que Margarete conquistou em 2014 e dar a um homem, assim como pretendem fazer com Regina Sousa. “Como nós vamos ficar caladas com isso? Nenhuma é do meu partido, mas são mulheres que todo mundo reconhece, que o Piauí reconhece o trabalho que elas têm feito. Mas os caciques devem estar muitos incomodados com o trabalho delas e querem tirar”, reclamou.

AVISO AO GOVERNADOR
A vereadora alertou o governador de que algumas pessoas não têm coragem de disputar uma eleição, mas são capazes de articular para tomar o poder nos bastidores.

“Eu peço ao meu querido e estimado Wellington Dias. Abra o olho, meu querido. Abra o olho! Às vezes as pessoas não têm coragem de colocar seu nome para o veredicto do povo, mas querem tomar o mandato nos bastidores com artimanhas de todo modelo. O Piauí e o país precisam ficar atentos com esse tipo de pessoa. Precisamos fazer política com P maiúsculo”, afirmou.

APOIO REFORÇADO
Ao apartear o discurso de Graça Amorim, a vereadora Teresinha Medeiros (PSL) também condenou a intenção de quererem tirar o espaço de Margarete e Regina da chapa majoritária. Ela também citou a ausência de mulheres na Mesa Diretora da própria Câmara, dizendo que as mulheres não foram convidadas para discutir a formação da chapa que reelegeu antecipadamente o vereador Jeová Alencar (PSDB) como presidente da Casa.

Teresinha Medeiros também criticou "caciques" (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica)

“Nós lamentamos profundamente que mulheres como a senadora Regina e a vice-governadora Margarete estejam sofrendo, pelos caciques do Piauí, a iminência de perderem seus espaços conquistados através do trabalho e da competência. E lamentar que nesta Casa também tenha acontecido esse desrespeito à participação feminina na mesa diretora. Todos sabem que nas discussões sobre a composição desta mesa, nenhuma de nós foi convidada”, falou.

A vereadora Teresa Brito (PV) também criticou a desvalorização da mulher no cenário político do Piauí e do país. Ela lembrou que na própria Câmara Municipal de Teresina houve redução da bancada feminina em relação à última legislatura e cobrou das mulheres, que são maioria do eleitorado brasileiro, mais apoio para a presença feminina na política.

Comentários (0)

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Nome:
mensagem:
Notícias relacionadas
INDEFINIDO
NÃO TEM CHAPA FECHADA
NÃO TEM CHAPA FECHADA
PROPOSTA
REJANE QUER ABOLIR EXPRESSÃO “PORTADORES DE DEFICIÊNCIA”
REJANE QUER ABOLIR EXPRESSÃO “PORTADORES DE DEFICIÊNCIA”
ESPAÇOS
REGINA SOUSA NEGA POSSIBILIDADE DE SER VICE; JÁ WELLINGTON, NÃO
REGINA SOUSA NEGA POSSIBILIDADE DE SER VICE; JÁ WELLINGTON, NÃO
OPINIÃO
CHAPA, CHAPINHA, CHAPÃO E ‘CHAU POVO’
CHAPA, CHAPINHA, CHAPÃO E ‘CHAU POVO’