EM DEFESA DE MARGARETE E REGINA

Graça Amorim ainda alertou o governador (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

A vice-governadora Margarete Coelho (Progressistas) e a senadora Regina Sousa (PT) foram tema de debate na sessão desta quarta-feira (7) na Câmara Municipal de Teresina. Num discurso firme em defesa da presença feminina na política, a líder do prefeito na Casa, vereadora Graça Amorim (PMB), criticou duramente as tratativas de partidos que podem tirar as duas da chapa majoritária do governador Wellington Dias (PT).

Graça condenou o fato de Margarete e Regina terem seus espaços na chapa ameaçados por caciques de partidos, todos do sexo masculino. Segundo ela, o desempenho das duas nos cargos sequer está sendo levado em conta nesse debate. Para a vereadora, o governador Wellington Dias precisa estar atento na hora de fazer a escolha e o aconselhou a ouvir o povo.

“Desde quando começou esse debate para as eleições de 2018 eu venho só observando e ao mesmo tempo começando a ficar estarrecida com a tentativa de extirpar de vez a figura da mulher da política. E começa pelos caciques que comandam os partidos. Eu vejo duas mulheres guerreiras, competentes, batalhadoras, que têm mostrado como se faz a política voltada para a defesa do cidadão e dos interesses sociais. Vejo duas que eles estão querendo extirpar e chutar de vez”, disse se referindo a Regina Sousa e Margarete.

Margarete e Regina têm espaços ameaçados (Fotos: Jailson Soares/PoliticaDinamica)

De acordo com Graça Amorim, querem tirar a vaga que Margarete conquistou em 2014 e dar a um homem, assim como pretendem fazer com Regina Sousa. “Como nós vamos ficar caladas com isso? Nenhuma é do meu partido, mas são mulheres que todo mundo reconhece, que o Piauí reconhece o trabalho que elas têm feito. Mas os caciques devem estar muitos incomodados com o trabalho delas e querem tirar”, reclamou.

AVISO AO GOVERNADOR
A vereadora alertou o governador de que algumas pessoas não têm coragem de disputar uma eleição, mas são capazes de articular para tomar o poder nos bastidores.

“Eu peço ao meu querido e estimado Wellington Dias. Abra o olho, meu querido. Abra o olho! Às vezes as pessoas não têm coragem de colocar seu nome para o veredicto do povo, mas querem tomar o mandato nos bastidores com artimanhas de todo modelo. O Piauí e o país precisam ficar atentos com esse tipo de pessoa. Precisamos fazer política com P maiúsculo”, afirmou.

APOIO REFORÇADO
Ao apartear o discurso de Graça Amorim, a vereadora Teresinha Medeiros (PSL) também condenou a intenção de quererem tirar o espaço de Margarete e Regina da chapa majoritária. Ela também citou a ausência de mulheres na Mesa Diretora da própria Câmara, dizendo que as mulheres não foram convidadas para discutir a formação da chapa que reelegeu antecipadamente o vereador Jeová Alencar (PSDB) como presidente da Casa.

Teresinha Medeiros também criticou "caciques" (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica)

“Nós lamentamos profundamente que mulheres como a senadora Regina e a vice-governadora Margarete estejam sofrendo, pelos caciques do Piauí, a iminência de perderem seus espaços conquistados através do trabalho e da competência. E lamentar que nesta Casa também tenha acontecido esse desrespeito à participação feminina na mesa diretora. Todos sabem que nas discussões sobre a composição desta mesa, nenhuma de nós foi convidada”, falou.

A vereadora Teresa Brito (PV) também criticou a desvalorização da mulher no cenário político do Piauí e do país. Ela lembrou que na própria Câmara Municipal de Teresina houve redução da bancada feminina em relação à última legislatura e cobrou das mulheres, que são maioria do eleitorado brasileiro, mais apoio para a presença feminina na política.

Comente aqui