NA BASE DO EMPURRÃO

Gestão W.Dias será obrigada a reformar escolas (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica)

Uma decisão judicial fez o Governo do Piauí passar vergonha. O Ministério Público do Estado (MP-PI) conseguiu através de ação na Justiça que o governo de Wellington Dias (PT) faça a reforma de 15 escolas da rede estadual de ensino. O pedido ocorreu por meio da 38ª Promotoria de Justiça de Teresina, que obteve liminares na 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública da Comarca de Teresina. As decisões foram divulgadas ontem, terça-feira (27).

Na decisão, a juíza Carmelita Angélica Lacerda de Brito determina que o Estado faça e apresente as planilhas das obras, projetos arquitetônicos e demais documentos para a reforma das escolas. As ações do Ministério Público foram fruto de inquéritos civis instaurados pela 38ª Promotoria, que encontrou condições de precariedade em pelo menos 25 escolas da rede estadual. Outras ações semelhantes do MP-PI ainda tramitam na Justiça.

Até a noite de ontem (27), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou que não havia sido notificada da decisão, mas que um plano de reforma das escolas já estava sendo elaborado. Explicações à parte, essa é mais uma vergonha para a educação do Piauí.

Deputada voltou a visitar hospital regional em São Raimundo (Foto: Reprodução/Facebook)

SURPRESA

Depois de acusar a direção do Hospital Regional de São Raimundo Nonato de maquiar problemas na unidade durante visita da Comissão de Saúde da Assembleia na última quinta-feira (22), a deputada Teresa Britto voltou à cidade. Ontem, terça-feira (27), ele viajou novamente à São Raimundo Nonato e foi parar no hospital. A visita foi surpresa.

PROBLEMAS

Teresa voltou a relatar problemas no hospital e disse que a situação vista na quinta-feira continua a mesma. Ela apontou demora em atendimentos, atraso de salários, pacientes com lençóis inadequados, problemas no setor de nutrição e na regulação de pacientes que precisam de cirurgia. A visita surpresa teve o intuito de driblar "maquiagem" da realidade.

Ela mudou de opinião sobre direção do hospital (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

CONTRADIÇÃO

As críticas de Teresa Britto tem causado incômodo na direção do hospital, que aponta contradições nas falas da deputada. Quando esteve na cidade na quinta-feira (22), Teresa, de fato, relatou vários problemas, mas disse que a direção do hospital era competente e que, diferente de outros hospitais visitados, ali não haveria cobrança para mudança de direção.

CONTRADIÇÃO 2

A deputada concedeu entrevista em São Raimundo e adotou um tom leve com a direção do hospital. "A gestão local é uma gestão satisfatória. Nós não vamos pedir a mudança da gestora como estamos pedindo em outros locais. A gente vê que ela tem competência e conhece. O que precisa aqui é o suporte mesmo do Estado e é isso que nós vamos cobrar".

CONTRADIÇÃO 3

Passado o fim de semana, Teresa mudou o tom e em entrevistas na capital avaliou que a gestão do hospital é muito ruim e falou que a comissão vai cobrar a mudança, diferente do que disse lá na cidade. "A gestão de São Raimundo Nonato é muito ruim. Nós vamos pedir a retirada dela, a mudança da gestão. Da forma que está lá, não dá para a gente aceitar", falou.

CONTRADIÇÃO 4

De fato, o discurso de Teresa Britto na entrevista em São Raimundo foi um, já em Teresina foi outro. O Política Dinâmica tem as duas gravações e não há margem para dúvida.

CONTRADIÇÃO 5

Uma das hipóteses para a mudança na fala da deputada com relação à direção do hospital pode ter sido a maquiagem que ela denuncia ter existido durante a visita da Comissão. Como os deputados estaduais só souberam desse episódio depois que deixaram a cidade, pode ser que avaliação de Teresa Britto tenha mudado por conta disso. É uma hipótese.

Mão Santa vai se filiar ainda este mês (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

DATA MARCADA

A filiação do prefeito Mão Santa ao Democratas vai acontecer no dia 31 deste mês na Câmara Municipal de Parnaíba. O ato está previsto para as 15h. O presidente nacional do DEM, prefeito de Salvador ACM Neto, estará no evento para abonar a ficha de filiação do piauiense. A direção estadual do partido já está distribuindo os convites e espalhando a informação.

FORMADOR DE...

Como todos sabem, o DEM é o que restou do que antigo Partido da Frente Liberal, o PFL. Foi justamente o PFL que Mão Santa enfrentou muitas vezes e ainda apelidou de "Partido Formador de Ladrão". Passados muitos anos e esquecida a rivalidade, ele assina a filiação à legenda. Esse é apenas um detalhe pouco relevante, mas não custa nada a gente lembrar.

MENINAS

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Piauí aprovou ontem, terça-feira (27), um projeto de lei que cria o Dia Estadual das Meninas. A proposta de autoria da deputada estadual Lucy Soares (Progressistas) agora segue para votação no plenário da Casa. O Dia Estadual das Meninas será celebrado anualmente em 11 de outubro.

Comente aqui