DESAPROPRIAÇÕES SERÃO DISCUTIDAS EM AUDIÊNCIA

Vereador quer debate entre prefeitura e população (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica)

A Câmara Municipal de Teresina aprovou por unanimidade nesta quarta-feira (30) requerimento de autoria do vereador Dudu (PT) para realização de audiência pública. Com isso, o objetivo do parlamentar é que sejam discutidas formas de pacificar os processos de desapropriação de imóveis na execução da segunda fase do projeto Lagoas do Norte, na Zona Norte da capital.

Dudu fez questão de ressaltar que o projeto executado pela Prefeitura de Teresina tem proporcionado grandes transformações positivas na região, mas que o medo de perder os imóveis tira o sono de muitos moradores da área. Com a audiência pública, cuja data da realização ainda será marcada, população e prefeitura terão a oportunidade de tentar encontrar um caminho que amenize os transtornos para ambas as partes.

“O Lagoas do Norte 2 é uma importante intervenção urbana que mudou a cara da Zona Norte, inclusive gerando emprego e renda. Mas existe na intervenção, numa parte dela, a proposta de retirar famílias daquela região. E os moradores não estão concordando. Então aprovamos essa audiência que iremos realizar lá na região. Creio eu que será uma das maiores audiências. A população está cobrando que a gente possa tentar intermediar essa conversa e pacificar, pois tem pessoas revoltadas, sobretudo na região que ladeia as lagoas do Mafrense”, falou Dudu.

Projeto revitalizou lagoas e mudou paisagem da área (Foto: Divulgação/Assessoria Dudu)

Além de órgãos da prefeitura municipal de Teresina, Dudu avisa que também serão convidados para a reunião o Ministério Público do Estado do Piauí, o Ministério Público Federal, a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Piauí (OAB-PI) e Advocacia Geral da União (AGU). Os órgãos federais, segundo ele, devem acompanhar a discussão porque o projeto Lagoas do Norte é financiado com dinheiro de empréstimo internacional.

“Dessa audiência nos vamos tirar os encaminhamentos. A população insiste em dizer que justamente agora que estão embelezando a Zona Norte as pessoas que moram lá há 20 ou 30 anos terão sair, exatamente agora quando a coisa está ficando bonita. Então precisamos tirar essas histórias todas a limpo e fazer com que a obra não pare, mas também não prejudique tanto a população, pois é isso que eles estão reclamando”, finalizou o petista.

Comente aqui