DEPUTADO DIZ QUE FUNDÃO TIRA DINHEIRO DA BR-135

Silas Freire criticou aprovação do Fundo (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

A Câmara Federal aprovou na noite da quarta-feira (4) o projeto de lei que cria um fundo público para financiar campanhas eleitorais de políticos. Conforme o projeto, será destinado R$ 1,7 bilhão para as eleições de 2018. Dos 10 deputados federais da bancada piauiense, quatro votaram contra a proposta e seis foram favoráveis. Os contrários ao projeto foram Silas Freire (Podemos), Átila Lira (PSB), Rodrigo Martins (PSB) e Heráclito Fortes (PSB).

O deputado federal Silas Freire criticou a aprovação do fundo que tira dinheiro público para campanhas eleitorais. O parlamentar disse ainda que o “fundão eleitoral” aprovado pelos deputados federais e senadores tira recursos que seriam aplicados no alargamento da BR-135, conhecida como rodovia da morte, e para o custeio da saúde nos municípios piauienses.

“Sempre fui a favor que se regulamentasse o financiamento de campanha, mas não retirando dinheiro das áreas como saúde e educação. As nossas prioridades eleitas em consenso pela bancada do Piauí, que seria destinar os recursos de emendas de bancada para a BR-135 e para a saúde, perderão 50% da verba para o fundo eleitoral. Significa, praticamente, o adeus ao alargamento definitivo da BR-135”, lamentou o deputado.

Mais de 40 mortes já foram registradas na BR-135, que corta o Sul do Piauí, somente em 2017. No dia 11 de agosto, o governador Wellington Dias (PT) e grande parte da bancada federal do Piauí vistoriaram a situação da rodovia. O texto do "Fundão" foi aprovado da forma que veio do Senado e agora aguarda apenas a sanção do presidente Michel Temer (PMDB).

Comente aqui