Coluna Gustavo Almeida Política Dinâmica
POSTAGEM
DEPUTADO CHAMA CUBANOS DE “CURANDEIROS”

LÍDER DA OPOSIÇÃO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO PIAUÍ ELOGIA POSTURA DE JAIR BOLSONARO E FAZ CRÍTICA DURA A PROFISSIONAIS DE CUBA

16/11/2018 07:52 - Atualizado em 16/11/2018 08:33

Robert Rios elogiou atitude de Bolsonaro (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O deputado estadual piauiense Robert Rios (DEM) usou as redes sociais nesta sexta-feira (16) para comentar a polêmica decisão do governo cubano de retirar os milhares de médicos do país que atuavam no Brasil desde 2013. Cuba decidiu chamar de volta os profissionais após declarações do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL).

Em seu perfil no Facebook, Robert Rios, líder da oposição na Assembleia Legislativa do Piauí, escreveu. “Bastou Bolsonaro dizer que vai exigir comprovação do curso de medicina, para Cuba retirar seus curandeiros. Foram desmascarados”.

Postagem feita por Robert no Facebook (Foto: Reprodução/Facebook/RobertRios)

POLÊMICA
Para atuarem no Brasil, médicos formados no exterior precisam passar por uma revalidação de diploma, o Revalida. No entanto, os profissionais cubanos e outros estrangeiros que atuam no programa federal Mais Médicos têm autorização de atuar no Brasil mesmo sem ter se submetido ao exame. Bolsonaro, porém, quer submetê-los à revalidação.

O presidente eleito também defende que o salário pago ao médicos fique integralmente com os profissionais. Hoje, a maior parte da remuneração paga pelo governo brasileiro aos cubanos vai para o governo de Cuba. Bolsonaro também quer que os médicos que atuam aqui possam trazer suas famílias para o território brasileiro.

O governo de Cuba lamentou a postura de Bolsonaro e alegou que ele tem feito "referências diretas, depreciativas e ameaçadoras" à presença dos médicos cubanos no Brasil. Os profissionais cubanos atendem milhões de brasileiros nas regiões mais carentes do país desde 2013, quando a então presidente Dilma Rousseff (PT) criou o Mais Médicos.

Comentários (0)

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Nome:
mensagem:
Notícias relacionadas
REGULAMENTAÇÃO
FIRMINO CONDENA MENTIRAS CONTRA PL DO UBER
FIRMINO CONDENA MENTIRAS CONTRA PL DO UBER
ALFINETADA
PARA CIRO, MDB QUER O IMPOSSÍVEL
PARA CIRO, MDB QUER O IMPOSSÍVEL
ASSEMBLEIA
“SE TIVER DISPUTA, HAVERÁ RANHURAS”, AVISA CASTRO
“SE TIVER DISPUTA, HAVERÁ RANHURAS”, AVISA CASTRO
DISPUTA NA BASE
CIRO DIZ QUE HÉLIO É O CANDIDATO DA BASE
CIRO DIZ QUE HÉLIO É O CANDIDATO DA BASE