DÉCADAS DE PARLAMENTO

Parlamentar é o campeão de mandatos (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Ele nem sempre é midiático. Dizem os mais próximos que não costuma dominar as novas tecnologias e as redes sociais, mas poucos no Piauí sabem ganhar eleição como ele. O deputado estadual com mais tempo de parlamento é Fernando Monteiro (PRTB).

Quando ele se elegeu pela primeira vez, o Brasil não havia sequer conquistado o tetracampeonato mundial de futebol, Chico Mendes e Luiz Gonzaga ainda eram vivos e o Piauí só tinha 116 municípios. Hoje são 224.

Fernando Monteiro ganhou a primeira eleição para deputado estadual em 1986, filiado ao PFL. Desde então, nunca mais perdeu a disputa para o cargo. Nesse tempo, só não teve êxito em uma ocasião em que disputou a vaga de vice-prefeito de Teresina, em 1988. Mas para deputado, segue invicto.

Em tempos de crise de credibilidade na política, é difícil atribuir qualidades a quem permeia por esse segmento combalido de apoio popular, mas manter-se 31 anos em um mesmo cargo eletivo não é para qualquer um e, certamente, existe algum mérito nisso. 

Ele se elegeu pela primeira vez no PFL (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Não devemos aplaudir o fato de um político ficar mais três décadas no poder, até porque defendo que deveria haver um limite de mandatos no legislativo, justamente para impedir essa perpetuação ruim para a democracia. No entanto, se a legislação atual permite e o sujeito consegue tantas reeleições, existem qualidades que justifiquem tal proeza.

Nos corredores do poder, o que se sabe é que Fernando Monteiro é um político atencioso com suas bases. Muitas delas o acompanham há mais de décadas e esse não um fato qualquer. Quem costuma frequentar o meio político ouve sempre que deputado "desleixado" com as bases não as mantem por muito tempo.

Em 2018 ele tentará o nono mandato consecutivo e, se eleito mais uma vez, chegará perto das quatro décadas de parlamento. Em 2022, enfim, deve parar e dar lugar ao filho, o vereador de Teresina, Marquim Monteiro.  O mandato do jovem no Parlamento Municipal é uma espécie de "estágio" para ele substituir o vitorioso pai na Assembleia Legislativa.

Comente aqui