DE TERESINA À ESPERANTINA: TEM ALGO ALÉM DA RIMA

Firmino prestigiou evento tucano em Esperantina (Foto: Divulgação/Assessoria Erasmo)

O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), começou a andar pelo interior do Piauí. E a primeira parada tem sido justamente na terra de um desafeto político: a cidade de Esperantina. Por lá, o deputado estadual Themístocles Filho (MDB) tem forte influência.

No fim de semana, o diretório do PSDB em Esperantina se reuniu em convenção partidária e elegeu Erasmo Silva como presidente da sigla. Erasmo é amigo do prefeito de Teresina e do presidente regional do partido, o ex-deputado estadual Luciano Nunes. No evento, ele também assumiu a condição de pré-candidato a prefeito da cidade.

A pré-candidatura do tucano é vista como uma terceira via que pode ser competitiva no município. O objetivo é tentar quebrar a polarização entre o grupo de Themístocles Filho, que foi derrotado na eleição municipal de 2016, e o grupo liderado pelo deputado estadual Francisco Limma (PT), que ajudou a eleger a atual prefeita Vilma Amorim (PT).

Atualmente, o plano A do grupo de Themístocles é lançar a própria mulher do deputado estadual, a empresária Ivanária Sampaio. Já o grupo de Francisco Limma tenta emplacar o nome do professor e atual secretário de Meio Ambiente, Marcílio Farias (PT).

Firmino Filho faz questão de apoiar a ideia de uma terceira via. A parceria política entre ele e Erasmo foi consolidada em 2018, quando o tucano de Esperantina apoiou a candidatura de Lucy Soares, mulher de Firmino, para deputada estadual. Com o apoio, Esperantina deu a terceira maior votação para Lucy no Estado, perdendo apenas para Teresina e Inhuma.

"Esperantina é a terceira base eleitoral da Lucy. Ela foi apoiada lá pelo grupo do Erasmo e teve uma votação bastante expressiva. Portanto, o Erasmo é uma liderança que tem uma ligação muito grande conosco. Ele é uma liderança emergente na cidade e optou por entrar para o PSDB. Fomos lá justamente para prestigiar sua entrada no partido", falou Firmino.

Prefeito posa ao lado de Erasmo Silva (Foto: Divulgação/Assessoria Erasmo)

O potencial do prefeito nas terras de Themístocles não é uma novidade. O próprio Firmino lembrou que quando disputou a eleição de deputado estadual em 2010, foi justamente Esperantina sua segunda maior base eleitoral, ficando atrás apenas de Teresina. 

"Curiosamente, quando eu fui candidato a deputado, primeiro foi Teresina e depois Esperantina. Então é mais do que uma rima. Ina com ina", brincou o prefeito.

O TUCANO DA TERCEIRA VIA
Em seu discurso na convenção, Erasmo Silva prometeu empreender esforços para o fortalecimento do partido e reafirmou o desejo de conversar com os que se interessam pelo desenvolvimento de Esperantina. O tucano ressaltou a importância da cidade para a região dos Cocais e disse que todo cidadão tem o direito de contribuir com o crescimento e o desenvolvimento do lugar onde vive.

Firmino Filho elogiou a postura dos correligionários em formar um grupo competitivo para lutar pelo desenvolvimento de Esperantina. No mesmo evento, ele também falou sobre o cenário político nacional, destacou os desafios que o Brasil precisa enfrentar para voltar a crescer e se colocou à disposição para contribuir com o debate político construtivo.

Já Luciano Nunes destacou a importância da política para a sociedade, lembrando que através do diálogo político é possível desenvolver ações eficazes nas áreas de educação, saúde, geração de emprego e renda, entre outros segmentos. 

O objetivo do PSDB e de Firmino é tornar a candidatura de Erasmo viável para vencer a disputa em Esperantina em 2020. Uma eventual vitória nas terras de Themístocles Filho já significaria alguma coisa para quem sonha com algo em 2022. O certo é que, de Teresina à Esperantina, tem muita coisa além da rima!

Comente aqui