CINCO DIAS SEM LEMBRAR DA ASSEMBLEIA

Deputados ganharam tempo para a campanha (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica)

A Assembleia Legislativa do Piauí decidiu nesta quarta-feira (13), em conjunto com os líderes dos partidos com assento na Casa, que no período da Copa do Mundo e da campanha só haverá votações em dois dias da semana. Isso mesmo! Os deputados só precisarão comparecer na Alepi duas vezes por semana. Nos demais dias, ninguém é obrigado.

Com isso, um deputado estadual poderá viajar na tarde da quarta-feira e só voltar no final da manhã da terça seguinte, ou seja, cinco dias sem se preocupar com afazeres na Assembleia. O presidente da Casa, deputado estadual Themístocles Filho (MDB), disse que a flexibilização não vai afetar as atividades legislativas e justificou alegando que a Câmara Federal, em Brasília, também concede essa folga aos parlamentares.

Themístocles explica como serão as atividades (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica)

"As terça e quartas-feiras os deputados são obrigados a comparecer ao plenário. Para votarmos qualquer matéria é necessário pelo menos 16 deputado em plenário. As segundas e as quintas-feiras tem discursos, requerimento, pode fazer. Mas não se vota projetos de lei em que é necessário o quórum qualificado. Então ficou acertado que terça e quarta todos os parlamentares deverão estar na Assembleia Legislativa [...] É perfeitamente normal", falou.

Conforme o presidente, quem não comparecer nos dois dias levará falta e deve ter desconto no salário. "A Câmara Federal não faz isso? O Senado não faz isso? E é mais difícil um deputado ou senador se deslocar para o Piauí. Por que não os parlamentares estaduais? Essa decisão não é do presidente da Assembleia, é do conjunto dos líderes", informou.

A mesma folga vale também para as reuniões das comissões técnicas da Casa.

Comente aqui