CHAPAS DE VEREADORES: FIRMINO PEDE PACIÊNCIA

Prefeito com sua base durante visita a obras (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), comentou nesta sexta-feira (22) as afirmações de opositores sobre a possibilidade do seu grupo não conseguir acomodar todos os atuais vereadores da base em chapas competitivas nas eleições de 2020. Para o prefeito, a montagem das chapas proporcionais é uma questão de cada partido, mas ponderou que, com paciência e inteligência, todos podem ter chances de disputar com viabilidade.

"Essa é uma questão de natureza interna de cada partido. Cada partido tem que montar uma estratégia e essa estratégia tem que permitir que seus membros tenham uma possibilidade de competir. Existem vários partidos na nossa base e conversamos com todos eles. Com um pouco de paciência e com um pouco de experiência a gente pode construir, sim, várias chapas competitivas para que todos possam ter uma chance de lutar", comentou.

Prefeito diz ser possível todos terem chances (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Embora diga que garantir a viabilidade das candidaturas é algo que cabe aos partidos, o prefeito sinalizou que também terá importância nesse processo. "Esse é o nosso papel, o de buscar esse entendimento para que todos possam ter uma chance de competir", encerrou.

VEJA O VÍDEO

DIFICULDADE NA MONTAGEM

Com o fim das coligações, lideranças da oposição da têm pregado que parte considerável dos 26 vereadores da base do prefeito terá sérias dificuldades para se reeleger. Alguns estão em partidos que dificilmente vão conseguir eleger dois ou três nomes, o que poderá sacrificar políticos com mandato e boa votação desfavorecidos pela chapa do partido.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Jeová Alencar, um dos principais opositores de Firmino Filho, batizou esse risco de derrota na base do prefeito como "firminicídio".

Comente aqui