CELSO BARROS É O GRANDE VENCEDOR

Celso venceu disputa ao derrotar Lucas Villa (Foto: Divulgação/Assessoria OAB-PI)

O advogado Celso Barros Neto será o novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Piauí (OAB-PI) pelos próximos três anos. Com apoio decisivo da advogada Geórgia Nunes, que anunciou desistência da candidatura na sexta-feira (23) e aderiu à campanha dele, Celso conseguiu 41,92% dos votos válidos neste sábado (24) e derrotou seu principal concorrente, o advogado Lucas Villa, da Chapa 1, apoiada pela atual gestão da Ordem.

Celso, que encabeçava a Chapa 4, obteve 3.024 votos. Lucas Villa, da chapa 1, teve 2.702 votos. Já o advogado Carlos Henrique, da Chapa 2, alcançou 1.490 votos. O anúncio oficial da vitória ocorreu por volta das 19h. Em termos percentuais, Celso Barros teve 41,92%, Lucas Villa 37,44% e Carlos Henrique 20,64%. Outros 47 votos atribuídos à chapa desistente da advogada Geórgia Nunes foram considerados nulos na totalização.

Vencedor foi ovacionado por aliados (Foto: Divulgação/Assessoria OAB-PI)

Essa foi uma das eleições mais disputadas que a OAB-PI já protagonizou. Celso venceu nas urnas de Teresina, Água Branca, Barras, Bom Jesus, Floriano, Picos e Uruçuí. Em todo o Piauí, mais de nove mil advogados estavam aptos a votar, a maior parte deles na capital Teresina. Em 11 municípios onde a Ordem possui subseção existem colégios eleitorais.

Celso Barros Coelho Neto, neto do renomado advogado Celso Barros, que presidiu a OAB-PI por cinco mandatos, é bacharel em Direito pela UFPI e advogado militante nas áreas de Direito Civil, Consumidor e Administrativo. É também advogado público do Estado do Piauí, tendo atuado na Procuradoria de Justiça e atualmente está lotado na Procuradoria Tributária. Foi professor de Direito Empresarial e de Direito Processual Civil, em faculdades particulares e na UFPI. Também foi professor da Escola Nacional de Seguros no Distrito Federal.

DERROTA DA SITUAÇÃO
Lucas Villa chegou a ser apontado por muitos como favorito para vencer a disputa, já que contava com apoio do atual presidente Chico Lucas e com a simpatia do governo do Estado. Ao longo da campanha, enfrentou desgastes por conta da impugnação da candidata a vice Naiara Moraes. A impugnação, no entanto, foi revertida e ela continuou na chapa.

Chico Lucas, atual presidente, após cumprimentar Celso (Foto: Ascom OAB-PI)

A desistência de Geórgia Nunes e o anúncio de apoio dela à chapa de Celso deram novo gás à eleição e realçou ainda mais o sentimento de mudança na Ordem que dominava diversos segmentos da advocacia piauiense. Neste sábado, o resultado confirmou esse sentimento ao impor uma derrota ao atual modelo de gestão empregado na OAB-PI.

Comente aqui