BARCA DO SAL

A base de Wellington Dias não é pequena (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

A base do governador Wellington Dias (PT) está tão grande que os aliados brigam entre si por espaços e trocam farpas publicamente. Enquanto a oposição tenta encontrar nomes para fechar a chapa, o petista tem uma enorme dor de cabeça para escolher quem colocar na sua. Na canoa dos opositores falta gente, na barca do governo sobra. Mas ninguém quer perder a eleição, ou, como diz um tio meu de São Raimundo Nonato, ninguém quer "ir pro sal".

Por falar em sal, o bloco de sustentação do governador Wellington Dias está como a Barca do Sal idealizada pelo então governador Alberto Silva no final da década de 1980. Com muitas ideias inovadoras e outras consideradas mirabolantes, Alberto chefiou a construção da grande embarcação na expectativa de que ela fosse marcar a retomada da navegabilidade do Rio Parnaíba e integrar o estado do Piauí com o Brasil Central.

Muito badalada, a barca saiu da cidade de Parnaíba em sua viagem inaugural com 200 toneladas de sal com destino à Guadalupe, no Sul do Piauí. Mas a viagem foi um misto de expectativa e frustração. O "navio do sal", como também foi chamado, encalhou diversas vezes nos bancos de areia durante o trajeto e a viagem até Teresina acabou durando sofríveis 11 dias, na marra. Parte da carga teve que ser distribuída aos moradores ribeirinhos para diminuir o peso da embarcação e facilitar os desencalhamentos.

Na capital, a população foi chamada para festejar a histórica chegada da barca por três vezes, mas a embarcação vinha aos trancos e barrancos pelo Parnaíba e a festa era adiada. Na noite histórica do dia 21 de maio de 1988, enfim ela chegou ao cais do rio, na altura do Shopping da Cidade. Ainda teve festa, foguetório, discursos e comemoração, mas na verdade a barca fracassou. Nunca mais repetiu o trajeto. O sonho da integração não vingou.

Na base de Wellington Dias, a expectativa pela quarta vitória é gigante. Todos estão confiantes na conquista de outro mandato do petista igualmente Alberto estava no sucesso da Barca do Sal. No quesito eleição, a festa da barca de Wellington está programada para o dia 7 de outubro de 2018, após as 19h. Foguetório e discursos são esperados. Nesse dia, os governistas esperam festejar o sucesso da barca, isso se o povo não mandar ela pro sal.

Comente aqui