AVANÇOS, POLÊMICAS E 2018: O QUE DIZ JEOVÁ?

Vereador comemora avanços na Câmara (Foto: Marcos Melo/PoliticaDinamica.com)

Ele foi o vereador mais votado de Teresina nas eleições municipais de 2016 com mais de 10 mil votos, fato que o credenciou para pleitear, ganhar e assumir a presidência da Câmara Municipal. Após um ano no comando da Casa, Jeová Alencar (PSDB) recebeu a reportagem do Política Dinâmica e falou sobre os desafios enfrentados nesses 12 primeiros meses de gestão.

Já reeleito antecipadamente para um novo mandato no biênio 2019-2020, em um conturbado processo eleitoral, ele comentou as polêmicas que envolveram a antecipação do pleito e revelou as expectativas da sua gestão para 2018. De fala mansa e bastante cuidadoso com as respostas, Jeová também falou das eleições estaduais do próximo ano e disse que vota em Wellington Dias (PT) para governador, caso o prefeito Firmino Filho (PSDB) não seja candidato.

CONFIRA OS PRINCIPAIS PONTOS DA ENTREVISTA:

O PRIMEIRO ANO DE GESTÃO
A avaliação é muito positiva. Não só a nível de estruturação e dos avanços tecnológicos que essa Casa sofreu, mas também os trabalhos realizados pelos 29 vereadores. Foram mais de 500 projetos de leis apresentados pelos vereadores. Quase 5 mil indicações, que são os problemas que os vereadores veem nos bairros da cidade e fazem a indicação para o prefeito tomar alguma providência. Foram mais de 90 audiências públicas, que nós chamamos de Câmara itinerante, quando os vereadores vão aos bairros conversar com as pessoas e tentar intermediar os problemas entre a comunidade e o Poder Executivo ou com outros parceiros.

Ele quer a Câmara toda informatizada (Foto: Marcos Melo/PoliticaDinamica.com)

MODERNIZAÇÃO DA CÂMARA
Essa Câmara neste ano teve uma evolução muito grande. Podemos falar na TV digital que temos hoje aqui, com a transmissão das sessões ao vivo via web. Temos o painel eletrônico que dá uma transparência muito grande no voto. Antes a gente não sabia como o parlamentar havia votado, pois as vezes não se levantava direito e a gente não sabia se estava em pé ou sentado, o que dificultava saber como tinha votado. Hoje a população tem conhecimento de quem vota sim e quem não. Isso para mim foi um dos grandes avanços, pois hoje em dia o que a população mais pede é transparência. Todos podem acompanhar o trabalho desta Casa e do seu vereador.

NOVOS AVANÇOS EM 2018
Nós iremos inaugurar, acho que até o comecinho de janeiro, o novo site da Câmara. Um site muito mais interativo, apesar de ser uma plataforma institucional. Nele, nós vamos melhorar nosso sistema de transparência e iremos colocar um blog de cada vereador com as suas ações. Iremos deixar um link para os bairros, para termos ali o potencial de cada bairro, seja na área gastronômica ou na área cultural, para que a população possa cada vez mais acessar o nosso site e com isso ter mais visibilidade, dando também mais acesso às informações dos vereadores. Nós temos também um contato direto com a TV Assembleia para ver se a gente consegue, a partir de fevereiro, ter as sessões ordinárias dessa Casa transmitidas através de canal aberto. Queremos também poder deixar o legado de eliminar o papel de todo o setor administrativo e que tudo passe a ser via mídia, tudo digital. Esse último é um processo lento, que depende de custeio, e eu tenho que me planejar para fazer tudo isso.

Presidente enaltece desempenho dos colegas (Foto: Marcos Melo/PoliticaDinamica.com)

O RENDIMENTO DOS NOVATOS
São grandes parlamentares e eu digo para você que até foi uma surpresa agradável, uma boa surpresa. Apesar de 14 deles serem de primeiro mandato, eles já representaram segmentos da sociedade. Tem vereadores aqui do segmento estudantil, do segmento da indústria... São pessoas que estão aqui trabalhando e não deixam nada a desejar.

A REELEIÇÃO ANTECIPADA
Eu fico feliz porque um foi um reconhecimento do nosso trabalho, da maneira da gente trabalhar. Os vereadores entenderam que, por conta do próximo ano ser um ano eleitoral, o pós-eleição poderia interferir na eleição aqui dentro. Eles acharam que poderia vir um outro candidato ou um outro presidente que poderia não dar continuidade a esse trabalho. Foi um colegiado de 20 vereadores que fez um requerimento, não foi apenas um. Esse requerimento foi protocolado, tramitou normal e foi votado por 24 vereadores. Escolheram nosso nome, bem como poderiam ter escolhido qualquer outro. A eleição foi antecipada, mas qualquer vereador poderia colocar o seu nome, se assim quisesse. Como ninguém concorreu, escolheram meu nome e aceitei com o maior prazer e alegria. Iremos trabalhar cada vez mais para dar melhores condições para os 29 vereadores e claro, para os funcionários também.

Ele encara como "natural" interferência do prefeito (Foto:Marcos Melo/PoliticaDinamica)

CONSEQUÊNCIAS DA REELEIÇÃO
Eu acredito [que esse processo polêmico de reeleição] não interferiu no desempenho da minha gestão. A eleição passou. Eu não serei presidente só de 17 [que votaram nele] e nem de um ou dois partidos. Eu serei aquela pessoa que irá conduzir os trabalhos nesta Casa como presidente dos 29 vereadores e de todos os funcionários. No momento da eleição, claro que você escolhe um lado e você luta por aquele lado, mas passou a eleição, é virar a página e todo mundo trabalhar. É isso que a população espera. A população não quer saber de fuxiquinho e disse-me-disse de A ou de B. Eleição é uma coisa interna da casa, uma tramitação administrativa da casa. Virou a página, passou. Agora é cada um trabalhar porque é para isso que foram eleitos.

INTERFERÊNCIA DA PREFEITURA
Não adianta negar que não teve influência. Houve sim e eu encaro com a maior naturalidade. Cada um tem as suas convicções e é responsável pelas suas atitudes. Eu agradeço demais aos 17 vereadores que votaram em mim, como também respeito os 12 que não votaram. Então, da nossa parte, não tem nenhum tipo de retaliação, de intriga ou mau humor. Encaro com a maior naturalidade, pois essa é uma Casa pluripartidária e cada um responde pelas suas convicções e pelas suas ações. Todos têm o nosso respeito.

Ele garante que não será candidato em 2018 (Foto: Marcos Melo/PoliticaDinamica.com)

TERIA FEITO ALGO DIFERENTE?
Eu acho que tenho me esforçado muito. Eu sou o primeiro que chega e as vezes o último que sai. Sou aquela pessoa que gosta de acompanhar até o roçado da Câmara, para saber como está. Entro nos banheiros para saber se está tudo funcionando bem. Eu sempre pergunto: porque o banheiro do shopping é limpo e o nosso não pode ser? É porque é muita gente? Não, é porque precisa ter organização. Eu acho que falhas a gente pode ter tido, pois é normal do ser humano, mas eu tenho me esforçado muito para que tudo que a gente planeja a gente consiga fazer. Nossa equipe sempre está se reunindo para ver onde estamos acertando e errando. Mas eu acho que, graças a Deus, estamos no caminho certo. Temos recebido só elogios, não só dos vereadores, mas dos funcionários da Casa.

2018: UM ANO DE ELEIÇÃO
Eu acho que quem der algum palpite sobre o próximo ano, eu tenho certeza que vai errar [risos]. Vai ser um ano eleitoral onde as coisas ainda estão um pouco turvas. Mas eu sempre digo que é ano novo, são novas esperanças e a gente quer que as coisas deem certo. Da minha parte é esperar os acontecimentos. Eu não serei candidato, está decidido. Fui candidato a trabalhar por esta casa e pelo nosso mandato. Então é ver como as coisas vão acontecer. Uma coisa que eu aprendi é que na política você não pode ter ansiedade. Uma noite na política é uma eternidade. Você tem que ter a cabeça no lugar, ver acontecimentos e na hora certa saber dar seus passos.

Ele revela admiração pelo petista Wellington (Foto: Marcos Melo/PoliticaDinamica.com)

CANDIDATURA DO PSDB
Eu acho que o PSDB tem que avançar mais. Eu vejo no prefeito Firmino Filho um grande nome que seria para o governo do estado. Eu sempre digo isso. Mas eu acho que isso teria que ser dentro de um leque de muitas coligações. O PSDB é muito forte na capital, tem o sangue da capital, mas infelizmente não tem capilaridade no interior para estar buscando uma candidatura majoritária para o governo, se não for dentro de um leque de grandes coligações. Se o PSDB não apresentar candidato ao governo eu voto no governador Wellington Dias (PT).

REAFIRMA?
Se o Firmino Filho não for candidato a governador, eu voto no governador Wellington Dias. Se não for o prefeito Firmino, eu voto no governador Wellington Dias.

Comente aqui