ÁTILA REAGE CONTRA INFORMAÇÕES DA SEDUC

Deputado contesta informações da Seduc (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O deputado federal e ex-secretário de Educação do Piauí, Átila Lira (PSB), resolveu se posicionar sobre reportagem do Política Dinâmica publicada no dia 11 deste mês. A matéria mostrou um colégio novo que custou 1,7 milhão e nunca foi inaugurado no município de Dom Inocêncio, a  615 km de Teresina. A atual gestão da Seduc disse que a escola nunca funcionou por falta de demanda e que ela não deveria sequer ter sido construída.

Por meio de nota, o deputado contestou as informações e apresentou dados para provar a necessidade da construção da escola. Segundo ele, a construção foi colocada como meta no Plano de Ações Articuladas (PAR) 2011/2014. O deputado esclarece que o Centro de Educação Técnica e Profissional Padre Lira atenderia a estudantes da cidade e de pelo menos 17 localidades rurais, com acesso já garantido por meio de transporte escolar.

Na nota, Átila apresenta dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) e da própria Seduc que mostram a ausência da oferta de ensino profissionalizante em Dom Inocêncio. Conforme os dados, nos anos de 2011 e 2012, que antecederam a construção, não existia sequer um aluno matriculado em educação profissional no município, que possui 9.246 habitantes, sendo mais de 33% de pessoas entre 10 e 29 anos.

Concluída há dois anos, escola nunca funcionou (Foto: Gustavo Almeida/PoliticaDinamica)

O ex-secretário de Educação também destacou que a oferta de vagas na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a implantação do Projovem Saberes da Terra e a instalação de um polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) teriam como sede a referida escola. O texto também menciona a trajetória do padre Manuel Lira Parente, que dá nome ao colégio. Segundo ele, Padre Lira é considerado um baluarte da educação piauiense devido as ações desenvolvidas no semiárido e a homenagem é um reconhecimento do estado.

A nota do deputado encerra com um recado para a atual secretária de Educação. “Esperamos que a excelentíssima senhora Rejane Dias e sua equipe possam sanar as suas dúvidas quanto a relevância e importância dessa obra para a população do município de Dom Inocêncio e que todos os esforços estejam voltados para que o colégio inicie suas atividades educativas no primeiro semestre de 2017”.

Comente aqui