AMPUTAÇÃO, QUARTETO 16 E “VER A LUA”; LEIA NOTAS

Reforma foi assunto nos corredores da Alepi (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

TEM É QUE AMPUTAR
Ao comentar a proposta de reforma administrativa do governo do Estado, o assessor de um deputado da base governista avaliou que o inchaço da máquina estadual é bem maior do que muitos pensam. Diante da constatação, ele sentenciou nos corredores da Assembleia: "A necessidade não é só de cortar na própria carne. É necessário amputar mesmo".

FILIAÇÃO NO PODEMOS
O Podemos realizará na próxima sexta-feira (15) uma plenária estadual, onde acontecerá a filiação de lideranças. Uma delas é o professor Paulo Henrique, que foi candidato ao Senado em 2018 pela Rede. No ato, que ocorrerá no Plenarinho da Câmara Municipal de Teresina e será comandado pelo senador Elmano Férrer, serão instaladas as comissões municipais.

Elmano ganha mais visibilidade em 2019 (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

FALANDO NO VEÍN...
O senador Elmano Férrer tem ganhado projeção em 2019 no cenário político da capital federal. Antes criticado, o Veín ocupou bastante espaço na imprensa desde que 2018 acabou. O tema segurança das barragens, impulsionado pela tragédia de Brumadinho, é uma das bandeiras do senador, que sempre esteve debruçado sobre questões hídricas. O Elmano que iniciou 2019 parece que vai ser diferente. Capacidade para virar protagonista ele tem.

QUARTETO 16
Os quatro maiores caciques políticos do Piauí na atualidade têm um número em comum: o 16. Wellington Dias (PT) está no quarto mandato, a caminho de completar 16 anos como governador. Firmino Filho (PSDB) também está no quarto mandato e deve fechar os 16 anos como prefeito da capital. Themístocles Filho (MDB) foi reeleito presidente da Alepi pela oitava vez e completará 16 anos comandando a Casa. Já Ciro Nogueira foi reeleito senador e, se concluir o mandato, fechará 16 anos no Senado Federal.

Wilson passou rápido pela Assembleia (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

WILSÃO NA ALEPI
O governador Wellington Dias (PT) foi muito aguardado nesta quinta-feira (14) na Assembleia Legislativa, mas cancelou a ida por conta de atraso no voo que o trouxe de São Paulo para o Piauí. Quem apareceu por lá foi o ex-governador Wilson Martins (PSB). Ele não demorou muito e saiu caminhando ligeiro sem falar com a imprensa que aguardava a chegada de Wellington Dias. Como diria no interior: "Wilsão chegou e logo pegou o beco".

GOVERNO FROUXO
O deputado federal Assis Carvalho disse que o PT se dispõe a apoiar a reforma da Previdência desde que o foco seja resolver o problema do Regime Próprio da Previdência Social (RPPS), que abrande áreas da política, do judiciário, dos executivos e dos militares. "Se o presidente tiver coragem de mexer nesse vespeiro, vai contar com nosso apoio. Mas isso eu tenho certeza que um governo frouxo não tem coragem de fazer", falou.

Planetário que será construído em Teresina (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

SERIEDADE, RAPAZ!
Depois do prefeito Firmino Filho (PSDB) anunciar a construção de um Planetário em Teresina, o vereador Dudu (PT) desdenhou da necessidade desse tipo de equipamento. A líder do prefeito na Casa, vereadora Graça Amorim (PMB), reagiu e considerou desrespeitosa a forma como o opositor se referiu à obra. "Ele [o planetário] vai trazer recursos e conhecimento para várias áreas. O parlamento é feito para debate justo e honesto", cutucou.

PARA VER A LUA
Ao criticar a ideia, Dudu ironizou e disse que a intenção do prefeito Firmino Filho é fazer com que as pessoas vão ao planetário ver a lua e esqueçam de ver os problemas cidade. A fala causou reações de vereadores da base e Nilson Cavalcante rebateu dizendo que o observatório vem em boa hora, já que ele também pode ser usado para que as pessoas consigam enxergar onde estão os petistas que sumiram todos ou que vivem camuflados.

Petistas concedem entrevista na Alepi (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

PETISTAS VESTEM AZUL
Pensando que o governador Wellington Dias iria aparecer na Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (14), o deputado federal Assis Carvalho e a vice-governadora Regina Sousa foram até lá para engrossar a comitiva. Lado a lado, deram entrevistas para veículos de imprensa diferentes. Petistas fervorosos, os dois políticos vestiam roupas na cor azul. Assis uma camisa e Regina um vestido. Meninas vestem azul, petistas também!

Comente aqui