ALEPI TEVE IRMÃOS DEPUTADOS AO MESMO TEMPO

Assembleia já teve irmãos deputados (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

A presença de famílias tradicionais se perpetuando na Assembleia Legislativa do Piauí não é de agora. Já teve época em que uma única família elegeu dois irmãos para o cargo de deputado estadual na mesma legislatura. Eles foram para a disputa e, ao final, saíram vitoriosos. Trata-se de Waldemar Macedo e Newton Macedo, de São Raimundo Nonato.

O ano era 1986. Tanto Waldemar quanto Newton já haviam sido deputados estaduais, mas em legislaturas distintas. Naquele ano, rompidos politicamente, os dois irmãos partiram para a eleição e ambos venceram. Waldemar se elegeu pelo PFL e Newton pelo PDS. O primeiro apoiou Freitas Neto para o governo, o segundo era defensor de Alberto Silva.

Waldemar tinha sido eleito deputado estadual nos pleitos de 1954, 1962, 1966, 1970 e 1974. Após cinco mandatos, ele se elegeu vice-governador de Lucídio Portela, por via indireta em 1978, sendo substituído na Assembleia pelo irmão Newton, que foi eleito deputado estadual em 1978 e manteve a presença da família no Parlamento estadual.

Em 1982, Waldemar voltou a se eleger para a Assembleia e Newton disputou, sem sucesso, a prefeitura de São Raimundo. Até que chegou o ano de 1986 e, com o rompimento dos irmãos, que viraram arquirrivais, ambos disputaram uma vaga na Alepi e venceram a eleição. Era Newton Macedo e Waldemar Macedo deputados estaduais ao mesmo tempo.

No pleito seguinte, em 1990, Waldemar ainda conseguiu seu último mandato na Assembleia, enquanto Newton não logrou êxito na reeleição. Cabe destacar que Newton Macedo foi prefeito de São Raimundo Nonato por duas vezes, nas décadas de 1960 e 1970. Atualmente, um sobrinho deles, Beto Macedo, é vice-prefeito do município.

Homenagem a Waldemar Macedo na Alepi (Foto: Reprodução/Assembleia)

HOMENAGEM A WALDEMAR
A presença dos irmãos Macedo na cena política estadual, com mais destaque para Waldemar, foi tão forte que ele teve seu nome colocado no plenário principal da Assembleia Legislativa do Piauí. Ao todo, foram oito mandatos de Waldemar Macedo naquela Casa.

CONTERRÂNEO
Também foi em 1986 que um outro sãoraimundense se elegeu deputado estadual. Marcelo Castro (PMDB) conquistou, pela segunda vez, uma vaga na Alepi, sendo o mais votado da época com 26.708 votos. Assim, a cidade tinha três representantes. Além dos irmãos Macêdo, o até então jovem Marcelo Castro. Zé de Castro, pai de Marcelo e também sãoraimundense, foi deputado estadual três vezes nas décadas de 60 e 70.

Comente aqui