A MULHER COMO PROTAGONISTA NA POLÍTICA

A jovem prefeita Aldara Pinto, de Jerumenha (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

A quantidade de mulheres na política ainda é bem menor do que o ideal. A maioria dos partidos, infelizmente, não costuma fomentar os espaços femininos na cena política, o que contribui para a baixa participação delas e para o domínio masculino no segmento. Nas últimas eleições, a representatividade feminina sofreu uma baixa no país.

No Piauí, apenas 21 prefeitas foram eleitas em 2016 de um total de 224 municípios, registrando uma redução de 16% em relação a 2012, quando 25 mulheres chegaram ao comando das suas cidades. Em todo o país, as mulheres representam apenas 11,57% do total de chefes de Executivos Municipais, conforme o resultado das eleições do ano passado.

Na última segunda-feira (2), quando foi lançado oficialmente no Piauí, o Podemos tentou demonstrar que incentiva a participação feminina na política. O emprego da palavra “tentou” é necessário porque ainda devemos esperar um pouco mais para ver os resultados efetivos dessa disposição do partido de valorizar a figura feminina em seus quadros.

O Podemos filiou a apresentadora Karla Berger e escolheu a jovem prefeita Aldara Pinto, da cidade de Jerumenha, para discursar em nome dos seus prefeitos. A gestora foi eleita em 2016 com 53,15% dos votos válidos, derrotando um homem na disputa. Na época, ela ainda era do PR. Uma terceira via, mulher, também concorreu com Aldara, mas teve apenas 11 votos.

Foi um momento bonito, onde a gestora, jovem, mulher, de uma pacata cidade do Sul do Piauí defendeu o protagonismo feminino na política. A nossa torcida é que o discurso do Podemos, assim como o de outros partidos, não fique apenas em gestos simples, mas também se transforme em apoio efetivo para que tenhamos cada vez mais mulheres na política. E claro, fazendo boas gestões, assim como deve fazer qualquer político sério e comprometido.

Comente aqui