83 DIPLOMAS ESTÃO PREPARADOS

Justiça Eleitoral está preparada para diplomação (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica)

Conforme foi definido em outubro pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), os eleitos este ano no Piauí serão diplomados na próxima segunda-feira (17). A solenidade vai acontecer no auditório do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), às 19h.

O número de políticos diplomados na solenidade pode chegar a 83, isso porque o TRE-PI decidiu fazer a diplomação de até cinco suplentes de cada coligação.

De acordo com o presidente do TRE-PI, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, se até o quinto suplente aparecer na cerimônia, o diploma será entregue a ele pela Justiça Eleitoral.

"Nós colocamos de três até cinco suplentes. Então, se comparecer até o quinto suplente, receberá o diploma na solenidade", explicou o desembargador.

A quantidade de eleitos a serem diplomados é de 48, sendo 30 deputados estaduais, 10 deputados federais, 2 senadores, 4 suplentes de senador [2 de cada senador], o governador Wellington Dias (PT) e a vice-governadora Regina Sousa (PT).

O governador Wellington Dias e o presidente do TRE-PI, desembargador Sebastião Ribeiro Martins (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Os demais 35 diplomas são para os suplentes que resolverem dar as caras na solenidade. Ao todo, foram preparados diplomas para 20 suplentes de deputado estadual [5 para cada uma das quatro coligações que elegeram deputados estaduais] e 15 diplomas para suplentes de deputado federal [5 para cada uma das três coligações que elegeram federais].

A cerimônia de diplomação atesta que os eleitos cumpriram todas as formalidades previstas na legislação eleitoral e a entrega dos diplomas confirma que os eleitos estão aptos a tomar posse nos mandatos para os quais foram eleitos nos termos da Constituição Federal. Para receber o diploma, é necessário que eleitos e suplentes estejam com o registro de candidatura deferido e as contas de campanha julgadas, não necessariamente aprovadas.

Comente aqui