Coluna Gustavo Almeida Política Dinâmica
30 ANOS DA CONSTITUIÇÃO ESTADUAL

SESSÃO ESPECIAL NA ASSEMBLEIA LEMBRA PROMULGAÇÃO DO DOCUMENTO E HOMENAGEIA PERSONALIDADES QUE FIZERAM PARTE DAS DISCUSSÕES

23/10/2019 13:36 - Atualizado em 23/10/2019 13:55

Legislativo Estadual realizou sessão especial (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

A Assembleia Legislativa do Piauí realizou nesta quarta-feira (23) uma sessão especial para celebrar os 30 anos da promulgação da Constituição Estadual. O evento contou com a presença do governador Wellington Dias (PT) e várias autoridades, inclusive ex-deputados que fizeram parte da Assembleia em 1989, ano em que a Constituição foi promulgada.

O ex-deputado Kléber Eulálio, que era presidente da Legislativo Estadual em 1989, relembrou os debates para elaboração da Constituição e disse que foi o momento mais marcante da carreira política dele. Hoje, Kléber é conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

"Foi um momento muito rico, de muita discussão, muito debate, associado a um momento político também muito intenso. Eu diria que na minha vida pública talvez o momento mais importante foi o da elaboração e promulgação da Constituição Estadual de 1989", falou.

Kléber Eulálio era presidente da Alepi em 1989 (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O atual presidente da Assembleia, deputado Themístocles Filho (MDB), que já era deputado naquele ano, lembrou que a elaboração das constituições estaduais era uma obrigação após a Constituição Federal ter sido promulgada no Congresso Nacional um ano antes, em 1988.

"O Brasil esperava a Constituição Federal e foi eleita uma Assembleia Nacional Constituinte. Claro que todas as constituições estaduais tinham que se adequar à Constituição Federal. E esse trabalho foi feito na Assembleia, que à época o presidente era o deputado Kléber Eulálio. Hoje nós estamos homenageando a todos que participaram", explicou Themístocles.

Themístocles já era deputado três décadas atrás (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica)

Na sessão especial, parentes de ex-deputados estaduais que já faleceram receberam a homenagem. A Constituição do Estado do Piauí foi promulgada no dia 5 de outubro de 1989.

Notícias relacionadas
ANDRADE GUTIERREZ SUSPENDE OBRA NO PIAUÍ
ANDRADE GUTIERREZ SUSPENDE OBRA NO PIAUÍ
NÃO COLOU
NÃO COLOU
EMPRESÁRIOS FAZEM MANIFESTAÇÃO PELA REABERTURA DO COMÉRCIO
EMPRESÁRIOS FAZEM MANIFESTAÇÃO PELA REABERTURA DO COMÉRCIO
"LIBERDADE DE IMPRENSA NÃO É CONSTRUÍDA POR ROBÔS"