30 ANOS DA CONSTITUIÇÃO ESTADUAL

Legislativo Estadual realizou sessão especial (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

A Assembleia Legislativa do Piauí realizou nesta quarta-feira (23) uma sessão especial para celebrar os 30 anos da promulgação da Constituição Estadual. O evento contou com a presença do governador Wellington Dias (PT) e várias autoridades, inclusive ex-deputados que fizeram parte da Assembleia em 1989, ano em que a Constituição foi promulgada.

O ex-deputado Kléber Eulálio, que era presidente da Legislativo Estadual em 1989, relembrou os debates para elaboração da Constituição e disse que foi o momento mais marcante da carreira política dele. Hoje, Kléber é conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

"Foi um momento muito rico, de muita discussão, muito debate, associado a um momento político também muito intenso. Eu diria que na minha vida pública talvez o momento mais importante foi o da elaboração e promulgação da Constituição Estadual de 1989", falou.

Kléber Eulálio era presidente da Alepi em 1989 (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O atual presidente da Assembleia, deputado Themístocles Filho (MDB), que já era deputado naquele ano, lembrou que a elaboração das constituições estaduais era uma obrigação após a Constituição Federal ter sido promulgada no Congresso Nacional um ano antes, em 1988.

"O Brasil esperava a Constituição Federal e foi eleita uma Assembleia Nacional Constituinte. Claro que todas as constituições estaduais tinham que se adequar à Constituição Federal. E esse trabalho foi feito na Assembleia, que à época o presidente era o deputado Kléber Eulálio. Hoje nós estamos homenageando a todos que participaram", explicou Themístocles.

Themístocles já era deputado três décadas atrás (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica)

Na sessão especial, parentes de ex-deputados estaduais que já faleceram receberam a homenagem. A Constituição do Estado do Piauí foi promulgada no dia 5 de outubro de 1989.

Comente aqui