NO PIAUÍ, 11 CANDIDATOS NÃO TÊM SEQUER O ENSINO FUNDAMENTAL

Informações sobre escolaridade foram prestadas à Justiça Eleitoral pelos próprios candidatos (Foto: Reprodução/Internet)

Dos mais de 400 políticos que solicitaram registro de candidatura nas eleições de 2018 no Piauí, 11 não possuem sequer o ensino fundamental completo. Cinco informaram à Justiça Eleitoral que apenas “leem e escrevem” e seis declararam a escolaridade “ensino fundamental incompleto”. Juntos, eles correspondem a 2,5% do total de candidatos.

Na lista dos 11 que não têm sequer o ensino fundamental, sete disputam o cargo de deputado estadual, um concorre para deputado federal e três são candidatos a suplente de senador. O vereador de Teresina, Joninha (Avante), é o único candidato a deputado federal sem ensino fundamental. Ele declarou ao TRE-PI que apenas lê e escreve.

O vereador Joninha, candidato a deputado federal pelo Avante, declarou que sabe apenas ler e escrever (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Os candidatos a deputado estadual que não possuem o ensino fundamental completo são: Joãozinho da Unimagem (PRTB), Lidiane Monteiro (PTC), Raimundo Gari (PRP), Ronaldo Chaves (PV) e Maria Rosalina (PT). Já Raimundo Paquetá (PSC) e Anísio Rocha (PSC), que também disputam vaga na Assembleia, disseram saber apenas ler e escrever.

Valdecy Xisto, suplente de senador do candidato Quem Quem (Avante), e Jonas Vieira, suplente de senador de Elizeu Aguiar (PSL), também declararam que apenas leem e escrevem. Pastor Fabrício, suplente de senador de Frank Aguiar (PRB), possui ensino fundamental incompleto.

DADOS
Conforme a Justiça Eleitoral, 56,29% dos políticos que solicitaram registro de candidatura no Piauí têm ensino superior completo, 8,01% ensino superior incompleto, 24,49% ensino médio completo, 2,52% ensino médio incompleto, 6,18% ensino fundamental completo, 1,37% ensino fundamental incompleto e 1,14% apenas leem e escrevem.

Comente aqui