Coluna Gustavo Almeida Política Dinâmica
ESCOLARIDADE
NO PIAUÍ, 11 CANDIDATOS NÃO TÊM SEQUER O ENSINO FUNDAMENTAL

VEREADOR DE TERESINA DECLARA SABER APENAS LER E ESCREVER E É O ÚNICO CANDIDATO A DEPUTADO FEDERAL SEM ENSINO FUNDAMENTAL

16/09/2018 11:35 - Atualizado em 16/09/2018 12:06

Informações sobre escolaridade foram prestadas à Justiça Eleitoral pelos próprios candidatos (Foto: Reprodução/Internet)

Dos mais de 400 políticos que solicitaram registro de candidatura nas eleições de 2018 no Piauí, 11 não possuem sequer o ensino fundamental completo. Cinco informaram à Justiça Eleitoral que apenas “leem e escrevem” e seis declararam a escolaridade “ensino fundamental incompleto”. Juntos, eles correspondem a 2,5% do total de candidatos.

Na lista dos 11 que não têm sequer o ensino fundamental, sete disputam o cargo de deputado estadual, um concorre para deputado federal e três são candidatos a suplente de senador. O vereador de Teresina, Joninha (Avante), é o único candidato a deputado federal sem ensino fundamental. Ele declarou ao TRE-PI que apenas lê e escreve.

O vereador Joninha, candidato a deputado federal pelo Avante, declarou que sabe apenas ler e escrever (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Os candidatos a deputado estadual que não possuem o ensino fundamental completo são: Joãozinho da Unimagem (PRTB), Lidiane Monteiro (PTC), Raimundo Gari (PRP), Ronaldo Chaves (PV) e Maria Rosalina (PT). Já Raimundo Paquetá (PSC) e Anísio Rocha (PSC), que também disputam vaga na Assembleia, disseram saber apenas ler e escrever.

Valdecy Xisto, suplente de senador do candidato Quem Quem (Avante), e Jonas Vieira, suplente de senador de Elizeu Aguiar (PSL), também declararam que apenas leem e escrevem. Pastor Fabrício, suplente de senador de Frank Aguiar (PRB), possui ensino fundamental incompleto.

DADOS
Conforme a Justiça Eleitoral, 56,29% dos políticos que solicitaram registro de candidatura no Piauí têm ensino superior completo, 8,01% ensino superior incompleto, 24,49% ensino médio completo, 2,52% ensino médio incompleto, 6,18% ensino fundamental completo, 1,37% ensino fundamental incompleto e 1,14% apenas leem e escrevem.

Comentários (413)

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Nome:
mensagem:
Notícias relacionadas
NA CÂMARA
CELEBRAÇÃO EVENTOS NÃO COMPARECE À AUDIÊNCIA
CELEBRAÇÃO EVENTOS NÃO COMPARECE À AUDIÊNCIA
POSSE
SENADOR EMPOSSADO
SENADOR EMPOSSADO
PROJETO DERRUBADO
CÂMARAS REJEITAM RECURSOS FESTEJADOS POR CIRO
CÂMARAS REJEITAM RECURSOS FESTEJADOS POR CIRO
IMPORTANTE!
AUDIÊNCIA VAI DISCUTIR SITUAÇÃO DA LINHA FÉRREA
AUDIÊNCIA VAI DISCUTIR SITUAÇÃO DA LINHA FÉRREA