“PREFEITO PAPAI NOEL TEM QUE LARGAR AS BICICLETAS DE RECIFE E OLHAR PARA OS ÔNIBUS DE TERESINA”, DIZ DUDU

Integração do transporte público da capital continua gerando discussões na Câmara (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Por Ananda Oliveira e Marcos Melo

Os ânimos da Câmara exaltaram-se hoje e o motivo foi a já polêmica e tumultuada integração do transporte público de Teresina. De um lado, o vereador Dudu (PT) apresenta requerimento para suspensão da cobrança do cartão usado na integração entre os ônibus e que o bilhete seja fornecido pelo poder público, de modo que a população não seja onerada nesse processo. Do outro lado, a maioria dos vereadores é contra a iniciativa do petista, alegando que ele quer, na verdade, suspender o serviço. Apenas os vereadores Paulo Roberto da Iluminação (PTB), Paixão (PT), Rosário Bezerra (PT) e o próprio Dudu votaram à favor do requerimento apresentado.

Em discurso proferido no grande expediente da sessão plenária desta terça-feira (25), Dudu disse que o prefeito Firmino Filho (PSDB) enganou a população com “obras eleitoreiras” e que essa iniciativa é uma “desintegração”. O parlamentar alega ter recebido denúncias que atestam contra as obras, onde é cobrada a compra do cartão, de forma indevida e sem esclarecimentos à população.

Dudu enfatizou ainda a falta que o dinheiro gasto com o cartão faz para a população mais carente da capital. “Além da queda ainda tem o coice”, falou, referindo-se ao transporte público e à cobrança do bilhete único.

O vereador é um crítico veemente da gestão de Firmino e em seu tempo de fala recriminou a viagem do prefeito à Recife no início o mês de outubro. “Teresina estava pegando fogo e o prefeito lá em Recife. O prefeito Papai Noel tem que largar as bicicletas de Recife e olhar para os ônibus de Teresina”, criticou Dudu.

Em resposta, o vereador Ferreira (PSDB), líder do prefeito na Câmara, disse que não há como suspender a integração que já existe no transporte de Teresina e que não aprovou o requerimento dele por considerar inviável tomar essa atitude ainda no início dos trabalhos. “Se a integração está falha, se ela não está plena, se ela está incipiente, se ela tem alguns defeitos, mas ela terá que aprimorar ao longo da implantação do sistema. De posse dessas informações dadas ao vereadores, buscaremos as informações para passar aos colegas no plenário”, finalizou Ferreira.

Comente aqui