JÚLIO CÉSAR USOU DINHEIRO PÚBLICO PARA APOIAR ALIADOS EM 2016, DIZ SITE

Por Gustavo Almeida 

Uma reportagem do site Congresso em Foco publicada nesta segunda-feira (19) mostra que deputados federais usaram dinheiro público para participarem de atos políticos de aliados nas eleições municipais de 2016. Um deles é o deputado federal Júlio César, do PSD do Piauí.

Conforme a reportagem, Júlio alugou uma aeronave da empresa Top Line para ir de Teresina a Uruçuí. Na região, ele percorreu 11 cidades e proferiu palavras de apoio aos seus candidatos. A despesa de R$ 14.900 mil com a locação da aeronave foi apresentada pelo deputado à Câmara, que ressarciu o dinheiro ao bolso dele.

Congresso em Foco mostra nota apresentada e o comício com Júlio (Foto: Reprodução)

O site verificou as postagens dos deputados nas redes sociais nas datas dos voos. Júlio César fretou o avião entre os dias 3 e 5 de setembro de 2016. Justamente no dia 5, ele participou de um grande comício da candidata Neidinha (PSD) em Guadalupe, cidade natal do parlamentar, e postou a participação nas redes sociais. A aliada acabou sendo eleita.

O dinheiro gasto por Júlio para engrossar as candidaturas de seus aliados é oriundo da chamada verba indenizatória (cotão). O Regimento Interno da Câmara proíbe os deputados de usarem dinheiro do cotão para bancar despesas de caráter eleitoral.

JÚLIO SE EXPLICA
Em resposta à reportagem, o deputado Júlio César confirmou as locações, mas disse desconhecer que não poderia utilizar recursos da verba indenizatória para custear despesas em campanhas eleitorais. Disse ainda que não se lembra de ter participado de campanhas no seu município e que consultou a Coordenação de Gestão de Cota Parlamentar (Cogep) da Câmara, sendo informado que poderia fazer uso da verba para tal fim.

Deputado usou dinheiro da Câmara para viagens (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica)

PEGO DE SURPRESA
A TV Globo também exibiu reportagem sobre o assunto e pegou Júlio de surpresa nos corredores da Câmara. Ele foi questionado sobre as datas das notas que coincidem com o dia das postagens nas redes sociais. O deputado respondeu que em relação às redes sociais não tem conhecimento porque não foi ele que fez os registros na página no Facebook.

Comente aqui