DISCUSSÃO SOBRE SEGURANÇA DOMINA COMEMORAÇÕES DO ANIVERSÁRIO DE TERESINA

por Lídia Brito

As comemorações 165 anos da cidade de Teresina foram marcadas por uma discussão sobre a insegurança na capital. Durante as tradicionais solenidades, como a missa e a sessão solene na Câmara de Vereadores, o governador Wellington Dias (PT) e o prefeito Firmino Filho (PSDB) elegeram a segurança como o grande desafio dos próximos anos.

Wellington Dias (PT) afirma que é preciso que todos os setores envolvidos na questão se unam em busca de uma solução. “Acho que o grande desafio é a parte da segurança. É a necessidade de política social casada com política de segurança. É preciso que ocorra a integração do município, estado, judiciário e segurança pública. As vezes a questão da segurança é ligada a coisas simples como falta de iluminação. Então é preciso resolver desde as coisas mais simples até as mais complexas como a presença de policiais na rua. Temos que fortalecer todas as instituições envolvidas”, declarou.

O prefeito Firmino Filho apontou o tráfico de drogas como o principal vilão. Segundo ele, as drogas têm sido as responsáveis pelo aumento da violência na capital. Ele afirma que as instituições devem ser fortalecidas para combater esse mal.

“É uma questão estrutural. Todas as cidades passaram por três grandes crises. A primeira foi da água e da falta de saneamento. Depois tivemos a crise da crise de mobilidade e a terceira é a da segurança. O que acontece hoje é que houve o crescimento do tráfico. A chegada de drogas como o crack. Todo o seu poderio e dinheiro tem acuado as instituições e os estados mais pobres possuem mais dificuldades. O tráfico tem que ser combatido”, afirmou.

Firmino afirma que a Guarda Municipal aumenta a sensação de segurança quando está presente em locais como praças. “As instituições precisam ser fortalecidas. Não existe solução rápida para o problema da violência. A Guarda Municipal item sido implementada de forma responsável. O papel é de guardar o patrimônio, mas aumentamos a sensação de segurança quando ela está em locais como praças. Resguardamos o patrimônio damos sensação de segurança e de alguma forma contribuímos com o Governo do Estado”, afirmou.

Na Câmara de Vereadores, o governo de Wellington Dias vem sendo criticado pela insegurança em Teresina. Vereadores até mesmo de partidos aliados têm feito discursos duros contra o governador. Ele é acusado de não prestigiar instituições como a Polícia Militar. 

Comente aqui