DUDU, JONINHA, ALUÍSIO E SAMUEL

Entre os dez primeiros colocados na pesquisa de intenção de voto para vereador, apenas um vereador de oposição, Dudu do PT, e apenas um nome que busca o primeiro mandato, Delegado Samuel do PSDB. Todos os outros já são velhos conhecidos buscando a reeleição (fotos: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

A menos de um mês para as eleições municipais, mais de 62% dos eleitores de Teresina não sabem ao certo, de maneira espontânea, em quem votariam para vereador na Capital. Pelo menos isso é o que aponta a pesquisa de intenção de votos realizada pelo Instituto Credibilidade para o Portal Política Dinâmica.

Dudu está mostrando que fazer oposição à gestão Firmino Filho está dando resultado. Ele foi o único vereador de oposição que chamou o prefeito "pra briga" todos os dias de seu mandato e não relaxou com a fiscalização e o discurso crítico (foto: Marcos Melo | PoliticaDinamica.com)

Líder extremamente popular, Joninha (PSDB) também lidera a maioria das pesquisas de intenção de voto nestas eleições de 2016. Resultado de um trabalho voltado às comunidades carentes e categorias específicas de trabalhadores (foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

Quem mais se destacou na pesquisa foram os vereador Edilberto Borges, Dudu (PT) e Joninha (PSDB), ambos com 1,67% dos eleitores entrevistados. Em terceiro lugar aparece o nome do também vereador Aluísio Sampaio (PP) com 1,33%.

Eleito em 2012 pelo PDT, o advogado Aluísio Sampaio agora busca a reeleição pelo PP, depois de ter sido, também, secretário de Meio Ambiente de Firmino Filho (foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

O delegado Samuel Silveira saiu do PMDB e se filiou ao PSDB a pedido do prefeito Firmino Filho, que reconheceu nele o perfil técnico e o compromisso que se alinha com seu trabalho. Nos bastidores da campanha, todos sabem que ele é um dos candidatos pelos quais Firmino trabalha pessoalmente para eleger (foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

Em quarta posição aparece o nome do delegado Samuel Silveira (PSDB) com 1,11%. Ele é único que não disputa reeleição entre os dez primeiros colocados na pesquisa. Ele é seguido pelo também candidato a reeleição, Edson Melo (PSDB), com 1% das intenções.

Edson Melo tem o perfil peculiar de quem não faz de conta no mandato e nem se baseia em opinião pública para agir. É daqueles que vai pra campanha sem medo de contestar a oposição e segue como aposta certa do PSDB (foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

Também de olho na reeleição, quem aparece entre os dez primeiros são os vereadores Ananias Carvalho (PDT), Major Paulo Roberto (SDD), Jeová Alencar (PSDB) e Graça Amorim (PMB), todos com 0,89% de intensão.

Ananias Carvalho não é de discurso na Câmara Municipal. Tem jornalista que nunca escutou sua voz ali, mas certamente tem trabalho reconhecido em suas bases eleitorais, principalmente na igreja evangélica (foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

Foi confusão para ele encontrar uma coligação pra viabilizar sua candidatura, mas no final das contas o problema sempre foi a expectativa de seus colegas vereadores a respeito de sua votação. O o eleitorado está mesmo lembrando do nome do Major Paulo Roberto (SDD) (foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

Nenhum outro vereador se aproximou tanto do prefeito Firmino Filho neste mandato quanto Jeová Alencar. Tanto que também se filiou ao PSDB e conta com o empenho particular de Firmino para sua reeleição (foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

Ex-oposição, a vereadora Graça Amorim é a única mulher entre os dez candidatos mais lembrados pelo eleitor teresinense e concorre pelo PMB (foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

Ele se ajoelhou ao vivo em sabatina de TV, beijou asfalto e comprou briga com meio mundo de gente nos últimos três anos e meio. mas provou que o apelido de "vereador do asfalto" não é de brincadeira e que lutar por estradas dá resultado. Aliás, ninguém da base do prefeito Firmino Filho foi mais oposição que ele e, assim, foi o único que teve todas as suas emendas parlamentares atendidas por essa gestão (foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

Veja a lista completa:


SITUAÇÃO COMPLICADA

Alguns vereadores já em exercício não aparecem em destaque na pesquisa. É o caso de Teresinha Medeiros (PSL), Luís André (PSL) e Valdemir Virgino (PRP), que aparecem com apenas uma intenção de voto cada um deles (0,11%). 

Um dos fatores que pode estar influenciando o baixo desempenho deles nas pesquisas é o fato de terem votado contra o projeto de climatização dos ônibus do transporte público urbano de Teresina. A matéria completa sobre o assunto você confere aqui!


MEMÓRIA CURTA

A pesquisa apurou outro dado interessante: o eleitor de Teresina parece não estar muito preocupado em acompanhar o que tem feito o vereador que ele elegeu. Segundo a resposta dos questionários aplicados, 56,89% dos entrevistados não sabe em que vereador votou nas eleições. Apenas 23,56% revelaram lembrar em candidato votou em 2012 para a Câmara Municipal de Teresina. Além disso, 19,56% responderam ainda não saber ou não quiseram opinar sobre a questão. 

Entre os nomes mais lembrados de 2012, apareceram Dudu (PT), Dr. Pessoa (PSD), Graça Amorim (PMB), Teresa Britto (PV), Joninha (PSDB), Antonio Aguiar (PP), Carlos Filho (PRTB), Rodrigo Martins (PSB), professor Julimar (PRP) e Antônio José Lira (DEM). 


DADOS TÉCNICOS 

A pesquisa foi realizada entre os dias 01 e 03 de setembro de 2016. A margem de erro para as questões é de 3,26%, com grau de confiança de 95%. Ao todo, foram realizadas 900 entrevistas. O registro no Tribunal Regional Eleitoral da entrevista é PI-0394/2016.

Comente aqui