ACABOU PARA A SERVI SAN

por Francicleiton Cardoso e Marcos Melo

Chegou ao fim o ciclo “Servi San” na Prefeitura de Teresina. O prefeito Firmino Filho (PSDB) determinou que sejam rescindidos todos — absolutamente todos — os contratos do Município com a empresa de terceirização de mão de obra. O motivo, segundo o secretário de Administração, Paulo Dantas, é um só: o atraso no pagamento dos empregados terceirizados.

Para o prefeito Firmino Filho não há mais tempo a perder com a Servi San; a Prefeitura vai buscar o Ministério do Trabalho para fazer acordo com sobre os salários atrasados (foto: Jailson Soares / PoliticaDinamica.com)

Neste domingo, o prefeito Firmino Filho disse que se esgotaram todas as possibilidades de acordo com a empresa e confirmou a informação que Política Dinâmica já havia adiantado na última semana. Apesar da PMT estar em dia com seus pagamentos junto à Servi San, os salários dos terceirizados está atrasado em pelo menos 4 meses. Em alguns casos piores, há terceirizados que não receberam um real da empresa neste ano de 2015.

“Infelizmente acreditamos que essa situação não vai se regularizar mais. Então, até por uma questão de respeito ao dinheiro público, os próximos pagamentos já serão feitos em juízo para que a destinação seja, exclusivamente o pagamento dos salários”, afirmou Firmino. Já o secretário Paulo Dantas, da Administração, afirma que esta semana todos os órgãos da PMT estarão desfazendo seus contratos. “A Semec [Secretaria Municipal de Educação] e algumas SDUs [Superintendência de Desenvolvimento Urbano], já abriram licitação para contratar novas empresas”, informa.

Segundo o próprio prefeito Firmino Filho, a PMT vai buscar diálogo, agora, com o Ministério do Trabalho, para solucionar a questão dos salários atrasados. Além disso, a equipe administrativa da Prefeitura já estaria traçando um planejamento para não haver falta de servidores terceirizados em áreas estratégicas, como a Saúde. Firmino assegurou que as novas empresas contratadas deverão aproveitar o máximo dos empregados que hoje pertencem aos quadros da Servi San. 

PAGAMENTOS E DESCONFIANÇAS

Fato é que a Servi San não atua só na Prefeitura de Teresina. O segundo maior cliente da empresa é o Governo do Estado, que atrasou pagamentos em 2014. Este fato somado à má gestão levaram a Servi San ao extremo de atrasar salários até mesmo de empregados que prestam serviço em empresas particulares, num infeliz “efeito dominó”.

A empresa de Assis Fortes (foto) estaria pagando dívidas de impostos em detrimento do salário dos funcionários; buscava participar de novas licitações (foto: reprodução da internet)

De acordo com a Transparência Municipal, a Prefeitura de Teresina já pagou este ano mais de R$ 15 milhões à empresa responsável pelas terceirizações. Em todo o ano de 2014, os gastos com a Servi San ultrapassaram os R$ 45 milhões. Ou seja, a PMT pagou à empresa mais de seis vezes o que pagou o Governo do Estado, de acordo com os dados do Portal da Transparência Estadual.

Basicamente, a Servi San presta serviços de vigilância e segurança (armada e desarmada), terceirização de mão de obra especializada e serviços gerais à Prefeitura de Teresina. A Secretaria de Administração não sabe informar com precisão quantos são os servidores tercerizados na Prefeitura. Apesar dos mais de 15 milhões de reais pagos até o momento, teria chegado à PMT a informação de que, ao invés da Servi San pagar os terceirizados, estaria quitando débitos de impostos também atrasados. Seria uma maneira de conseguir certidões negativas que a habitassem para novas licitações. Foi a gota d’água para o prefeito. “Temos umas 13 empresas prestando serviço terceirizado em Teresina e apenas uma atrasando salários”, pontua o gestor tucano.

Comente aqui