5 MINUTOS E “TCHAU!”

Eles querem o voto do teresinense para voltar à Câmara Municipal, mas não esquentam nem a cadeira em tempo de campanha eleitoral (foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

A campanha de reeleição dos vereadores de Teresina é um verdadeiro paradoxo. Enquanto durante caminhadas, encontros e reuniões os vereadores pedem o voto do eleitor para “trabalhar mais pela cidade”, ao mesmo tempo provam que lá na Câmara Municipal de Teresina não há muito o que fazer. A última sessão ordinária da semana, acontecida na quinta-feira (15 de setembro), durou contados 5 minutos e 5 segundos.

Não que haja algum "espírito olímpico" entre aqueles que querem se reeleger, mas é inegável a busca deste "recorde" que nenhum cidadão aplaude. Certamente nenhum deles comentou esta incrível marca em qualquer que fosse compromisso político eleitoral. Mas o vídeo abaixo não deixa dúvidas -- e colocamos até cronômetro para que ninguém duvide.

A sessão foi aberta com apenas 14 dos 29 vereadores no plenário. Ao final, são 17 assinando a lista de presença que está nas mão de uma funcionária circulando entre os parlamentares. Acontece que no site da Câmara, a lista de presença dos vereadores e as atas das sessões estão indisponíveis desde junho deste ano até o momento da postagem desta matéria, ou seja: hoje é impossível para o cidadão conferir quem está indo trabalhar.

A informação sobre corte de ponto não está publicada no site transparência da Câmara Municipal, mas o presidente Luiz Lobão afirma que autorizou o desconto em folha do salário dos colegas faltosos (foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

De acordo com o presidente da Câmara, vereador Luiz Lobão (PMDB), ele autorizou o setor responsável a realizar o “corte” do ponto dos vereadores. Mas não há como conferir se isto acontece. 

Ser corregedora no caso da vereadora Teresinha Medeiros, ou o 1º secretário da mesa Diretora, no caso de Tiago Vasconcelos (PRB), não garante que os parlamentares saibam o que acontece ou estejam presentes neste período delicado (fotos: JailSon Soares | PoliticaDinamica.com)

Aliás, a vereadora Teresinha Medeiros (PSL), que é a corregedora da Câmara, não quis se manifestar sobre o assunto. O 1º secretário, Tiago Vasconcelos (PRB), não estava presente.

CADÊ O PROJETO QUE ESTAVA AQUI?

Havia na pauta da última quinta-feira um projeto de lei da vereadora Teresa Britto, mas ela não estava no plenário da Câmara na hora da leitura (foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

Sobre a rapidez da sessão relâmpago, Luiz Lobão diz que “não há matéria” e, por isso, elas estão sendo encerradas rapidamente. Ou seja, ele afirma que nenhum vereador está apresentando projetos de lei para serem discutidos neste período. Nesta sessão em particular, havia até um projeto da vereadora Tereza Britto (PV), mas o projeto foi retirado de pauta porque na hora da leitura, ela não estava no plenário ainda.

Comente aqui