LUIZ LOBÃO x EDSON MELO

Os vereadores Luiz Lobão (PMDB) e Edson Melo (PSDB) já estão pedindo voto pra presidente da CMT (fotos: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

Ser vereador não basta. Para alguns, o projeto político é mais amplo e envolve uma generosa dose de vaidade. E apenas algumas horas depois de conhecido o resultado das eleições, a Câmara Municipal de Teresina já era palco de outra disputa: a presidência da Casa.

O atual presidente, vereador Luiz Lobão (PMDB) já disparou seus pedidos de voto na direção de diversos vereadores. Iniciou o trabalho pelos reeleitos e já sonda os novatos sobre a possibilidade de apoio à renovação de seu mandato à frente da Mesa Diretora da CMT.

OS mais próximos de Firmino Filho acreditam que ele não deverá cometer o mesmo erro da última eleição (foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

Por sua vez, o vereador Edson Melo (PSDB), já iniciou as articulações com os mais próximos ao prefeito Firmino Filho. O tucano sabe que, quem quer seja o próximo presidente, não o será sem o apoio definitivo do prefeito reeleito. E sabe mais: Firmino não estaria disposto a cometer o mesmo erro duas vezes: deixar no comando do Legislativo alguém que não tem o cuidado com o que é discutido e votado ali.

Firmino Filho sabe que pode confiar em Edson Melo pela experiência no cargo e por ser de sua "tropa de choque" contra a oposição (foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

A favor de Edson Melo, neste momento, duas principais avaliações são feitas dentro do Palácio da Cidade. A primeira é de que Luiz Lobão não conseguiu ampliar relacionamentos dentro da Câmara junto aos demais vereadores, nem fora dela, com outros atores políticos e imprensa. A segunda é que, sob seu comando, vários projetos mal elaborados pela oposição, mas absolutamente desgastantes para o prefeito chegaram a ser votados em plenário, como a climatização dos ônibus, cuja a redação era inconsistente e inconstitucional, ou mesmo o projeto que tratava sobre a proibição de discussões sobre sexualidade nas escolas, só para falar dos mais recentes, por exemplo.

Caso um destes dois projetos tivesse seguido para sanção ou veto do prefeito, seria descarregado sob os ombros do prefeito, às vésperas da eleição, o desgaste final. Edson Melo, por outro lado, já foi presidente da Câmara e tem, na avaliação de alguns conselheiros de Firmino, as características necessárias para um alinhamento total da CMT com a Prefeitura. Além disso, reúne a expertise para impedir que a oposição ocupe espaços que deveriam ser preenchidos pela base. 

Comente aqui