WELLINGTON INICIA AGENDA EM VIAGEM POLÊMICA

Wellington Dias e a secretária Rejane Dias em conversa com o cônsul de Toronto (Foto:Ascom)

Ao lado da secretário de Educação e primeira-dama, Rejane Dias (PT), o governador Wellington Dias (PT) começou a cumprir a polêmica viagem ao Canadá. Seguido por uma comitiva, ele terá encontros com lideranças do país para tratar de investimentos no sistema carcerário do Piauí.

No desembarque que ocorreu neste sábado (15), os piauienses foram recebidos pelo cônsul adjunto do Consulado Geral de Toronto, Ademar Seabra da Cruz Júnior. A agenda será iniciada efetivamente apenas na terça-feira (18).

Wellington explica que na viagem também será tratado de parcerias em áreas como energias renováveis e turismo. “Sou grato pela forma respeitosa, carinhosa e de valorização da nossa agenda e pelo apoio do consulado brasileiro. Esse encontro que teremos no dia 18 com a Câmara de Comércio Brasil-Canadá visa despertar o interesse dos empresários e a possibilidade da criação de uma Câmara entre Piauí-Canadá-Ontário. Já que os canadenses mostraram interesse nas energias renováveis e comércio bilateral. Há outra agenda com a empresa Bombardier e a Latam, em Montreal onde vamos abrir entendimentos para turismo na Rota das Emoções. O interesse partiu deles próprios e a Bombardier já acertou agenda de uma visita ao Piauí, Ceará e Maranhão”, disse.

A viagem foi motivo de críticas da oposição na Assembleia Legislativa do Estado. O deputado Robert Rios (PDT) chegou a questionar a presença da secretária Rejane Dias. Ele falava sobre aniversário de uma irmã de Rejane, que mora no Canadá e aconteceria no mesmo período. Mas a assessoria do governador negou e afirma que a cunhada do governador só faz aniversário em setembro.

A oposição critica ainda a necessidade do deslocamento do governador e de comitiva para conhecer a realidade carcerária de um país, que já é destaque mundial pelo trabalho desenvolvido. Os gastos da viagem também foram questionados devido o momento de crise econômica que vive o estado.

A comitiva piauiense no Canadá é formada pelo governador Wellington Dias, pelos secretários estaduais de Educação, Rejane Dias, e de Justiça, Daniel Oliveira, além do assessor de imprensa Álvaro Carneiro e dos ajudantes de ordem Ricardo Barbosa e Elton Maciel.

Comente aqui